domingo, 25 de outubro de 2015

FDA: novo medicamento disponível para tratar a hipercalemia

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Veltassa (patiromer para suspensão oral) para tratar a hipercalemia, uma condição grave em que a quantidade de potássio no sangue é demasiadamente elevada e pode causar alterações no ritmo cardíaco.

O excesso de potássio no sangue pode levar a mudanças perigosas, até mesmo fatais, no ritmo cardíaco, sendo importante dispor de opções de tratamento para a hipercalemia, segundo informa Norman Stockbridge, diretor da Division of Cardiovascular and Renal Products no FDA’s Center for Drug Evaluation and Research.

O potássio é necessário para que as células funcionem adequadamente. Os rins removem potássio a partir dosangue para manter um equilíbrio apropriado deste mineral no corpo. Quando os rins não são capazes de exercer bem esta função, o nível de potássio pode ficar muito alto. A hipercalemia ocorre tipicamente em pacientes com doença renal aguda ou crônica ou insuficiência cardíaca, particularmente naqueles que estão fazendo uso de medicamentos que inibem o sistema renina-angiotensina-aldosterona, que regula a pressão arterial e o equilíbrio de fluidos no organismo.

Veltassa é um medicamento em pó para ser misturado com água e tomado por via oral. Ele funciona através da ligação de potássio no trato gastrointestinal, diminuindo a sua absorção. Em ensaios clínicos, Veltassa foi eficaz na redução dos níveis de potássio de participantes hipercalêmicos com doença renal crônica em uso de pelo menos uma medicação que inibe o sistema renina-angiotensina-aldosterona.

Em ensaios clínicos, as reações adversas mais comuns foram obstipação, diminuição dos níveis de magnésio nosangue (hipomagnesemia), diarreia, náuseas, desconforto abdominal e flatulência. Veltassa não deve ser utilizado como um tratamento de emergência para hipercalemia com risco de vida devido ao seu atraso no início da ação.

A bula vem com um alerta, pois o novo medicamento se liga a muitas outras drogas administradas por via oral, o que poderia diminuir a absorção delas e reduzir seus efeitos. Recomenda-se fazer um intervalo de seis horas entre a ingestão de Veltassa e qualquer outro medicamento usado por via oral.

Veltassa é fabricado pela Relypsa Inc., Redwood City, Califórnia.

Fonte: FDA News Release, de 21 de outubro de 2015 – News.med.br

Nenhum comentário: