terça-feira, 15 de dezembro de 2009

GRIPE INFLUENZA A H1N1

Dr Antônio Araújo O Sindiprofarn traz uma entrevista com o infectologista Dr. Antônio Araújo, onde foram esclarecidas diversas dúvidas sobre a gripe Influenza A H1N1. Quais informações a nossa categoria precisa ter, principalmente ao visitar clínicas e hospitais onde o risco de contaminação é eminente?

Sindiprofarn - O que é A H1N1?

Dr. Antonio Araújo – “A Influenza A H1N1, também conhecida como Gripe Suína ou Gripe A, é um subtipo do vírus da gripe originado de uma mutação, onde no seu código genético tem vírus da Gripe Aviária, Vírus Humano, Vírus do Porco e da Gripe Espanhola, que atualmente é extinta”.

Sindiprofarn – Como se dá a contaminação pela A H1N1?

Dr. Antônio Araújo – “A contaminação se dá da mesma forma que a gripe comum, por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com objetos contaminados. Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos”.

Sindiprofarn – Quais são os sintomas da Gripe A H1N1

Dr. Antonio Araújo – “Os sintomas lembram os sintomas da gripe. O individuo afetado pode ter início abrupto de febre alta associado à tosse, dores musculares e nas articulações (juntas), dor de cabeça, coriza, garganta inflamada, calafrios e, às vezes, vômitos e diarréia. A doença pode evoluir para falta de ar e insuficiência respiratória.

Sindiprofarn – Quais são as pessoas consideradas dos grupos de risco?

Dr. Antonio Araújo – “São consideradas pessoas do grupo de risco, se contaminadas pela Gripe Suína, Influenza A H1N1, os idosos acima de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer ou em tratamento para AIDS), e também pessoas com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme. Essas pessoas, se contaminada, podem evoluir para um quadro de doença respiratória aguda grave”.

Sindiprofarn – Quais as medidas que a gestante deve adotar para se proteger do contágio pelo vírus da nova gripe, já que temos várias propagandistas gestantes que visitam hospitais e clinicas onde há a presença do vírus A H1N1?

Dr. Antônio Araújo – “As grávidas devem evitar contato com pessoas supostamente gripadas e ambientes fechados. Se for necessário visitar clínicas e hospitais que tratam doenças respiratórias e doenças infectocontagiosas, devem usar máscaras e álcool gel, evitando ficar próximas de pacientes”.

Marcus Aureliu

Nenhum comentário: