quinta-feira, 6 de setembro de 2012

3 AROMAS QUE VOCÊ NÃO VAI GOSTAR DE ENCONTRAR NA SUA TAÇA DE VINHO

É uma pena mas acontece! Você se prepara para tomar AQUELA garrafa e tá dá... Algo não está legal. Já aconteceu comigo e um dia irá acontecer com você de o vinho apresentar algum aroma indesejável, pra que você fique mais espertinho ou espertinha na próxima vez hoje vamos conhecer 3 dos possíveis defeitos do vinho.

Removedor de esmalte (acetona)
Sinal de etil acetato. O que é isso. É o resultado da reação do ácido acético com o álcool. Pode também trazer aroma de vinagre, é um sinal de oxidação.

Bouchonée ou doença da rolha
Esse é o único "defeito" da rolha de cortiça, aquela já bem conhecida. Nesse caso o vinho é contaminado pelo tricloroanisol e apresenta aromas de papelão molhado e mofo.
Não existem estudos que provem que beber um vinho bouchonée faz mal à saúde, mas bate aquela decepção mesmo assim né, não há como fingir que o vinho está 100%.

Palito de fósforo queimado
Aroma proveniente do anidrido sulfuroso. Olha, desde que o mundo é mundo (nem tanto, mas faz séculos) o anidrido sulfuroso ou SO2, tem sido usado na fabricação de vinhos pelas qualidades que traz ao vinho, como: fixação na cor, no caso dos tintos e devido ao seu poder antioxidante, faz muito bem seu papel de proteger nosso vinho contra à ação (maléfica) do oxigênio. Por isso "não priemos cânico".

Fonte:sete minutos de vinho



Nenhum comentário: