sábado, 22 de setembro de 2012

Anac recomenda afastamento de diretores da Trip

Investigações na Trip ocorrem em um momento em que a empresa está em processo de fusão com a Azul. As duas companhias vão formar a terceira maior empresa do setor

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As investigações da operação da Trip podem resultar na intervenção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na empresa e no afastamento de membros da diretoria. A recomendação está em relatório de fiscalização da empresa, datado de 27 de agosto, e obtido pela reportagem. "Face ao risco envolvido nas operações da empresa Trip Linhas Aéreas, recomenda-se a substituição do diretor de Operações (Fernando Paes Barros) e também do diretor de Segurança Operacional, Rafael Cohen", diz o documento.

O relatório, assinado por três agentes da Anac, também recomenda a "intervenção da Anac na área operacional da empresa" e o encaminhamento do processo ao Ministério Público Federal, pois "os fatos também se enquadram no rol dos ilícitos penais". A Anac informou que o processo ainda está em curso e a empresa tem direito a se defender. As recomendações dos fiscais poderão ou não ser adotadas no fim da investigação, que ainda não tem uma data definida. A Anac abriu processo administrativo contra a Trip Linhas Aéreas para investigar o uso de um procedimento de pouso não autorizado, considerado de "alto risco" pelo órgão.

Fusão

As investigações na Trip ocorrem em um momento em que a empresa está em processo de fusão com a Azul. As duas companhias vão formar a terceira maior empresa do setor. "Não teríamos nos associado à Trip se não tivéssemos certeza de que é uma empresa idônea e que respeita os procedimentos de segurança", disse o diretor de comunicação da Azul, Gianfranco Beting, que também falou em nome da Trip.

Segundo ele, as acusações de que as práticas adotadas pela empresa ferem as regras de segurança não procedem. Beting lembrou que a Trip tem foco em aviação regional e opera em aeroportos onde há uma infraestrutura deficiente.

Fonte: EXAME

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelismente a ANAC é um orgão recem-criado e composta pessoas de divesas aéras profissionais, menos de Aviação. a ANAC hoje em dia visa recursos financeiros a qualquer custo criando normas e leis de homologação de equipamentos e procedimentos e treinamento dos profissionias cobrando altas taxas abusivas. esse tipo de impecílios também ocorrem com a aviação executiva e taxi aéreo. a segurança de voo em si é algo q não está em primeiro lugar nesta instituição, e sim recursos financeiros. Basta consultar os números de acidentes e incidentes no período de criação desta agência. Todos os profissionias da linha aéras são bem treinados e responsáveis. Exemplos estão cheios. um equipamento que vem homologado para procedimanto RNAV dos EUA tem que homologado novamente por um custo absurdo... sem falar nos questionamentos de fiscais totalemente despreparados com relação as aeronves, tipo "porque a porta deste avião é na frente" aceditem ouvi isto de um fiscal da ANAC. ESTÃO BRINCANDO COM A REAL SEGURANÇA DE VOO.