segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Saiba como impedir que a Apple rastreie a publicidade do seu iPhone ou iPad

No iOS 6, a Apple introduziu silenciosamente um sistema de rastreamento de publicidade em cada um de nossos iPhones, iPods e iPads. É possível desligar esta função, mas ela está escondida. Descubra como encontrá-la no seu aparelho.

Este tipo de rastreamento existe desde sempre, e um dos que mais usa isto é o Google (até mesmo enquanto você lê este artigo). Isto permite que os anúncios que aparecem nos sites que você visita tenham mais a ver com você (o que de certa forma, até que é interessante).

A Apple, durante um tempo, pregou de boa moça e proibiu que empresas de publicidade coletassem dados dos usuários de iPhone. Mas com o novo iOS, ela incluiu o rastreamento sem que ninguém se desse conta. Com isso, dados sobre sua localização e possivelmente até mesmo sites que você visita são enviados para a grande Maçã.

A Apple sempre pregou que defende a privacidade do usuário e, por isso mesmo, foi obrigada a colocar uma opção para desligar este rastreamento. Mas se você for procurar nos ajustes de Privacidade, não encontrará nada. A malandra escondeu esta opção em outro lugar, onde poucos veem. Sem vergonha…

Para impedir que seu aparelho seja rastreado para publicidade (economizando assim um pouco de bateria), siga os passos:

Passo 1 - Vá em Ajustes > Geral > Sobre > Publicidade.

Passo 2 - Ligue a opção “Limitar Publicidade Rastreada“

 

Pronto, agora o aparelho não irá mais enviar dados de publicidade para os servidores da Apple.

Se você não se importa de enviar estes dados, não há o que temer. Eles ajudam na experiência do usuário, que dificilmente verá anúncios de produtos que não são de sua região, ou que não tem a ver com ele. Não é obrigatório limitar a função, mas a Apple deveria ter sido mais transparente sobre isso desde o começo, pois isto não é comentado nem mesmo na página de novidades do iOS 6.

Fonte: Blog do Iphone



Nenhum comentário: