sábado, 8 de dezembro de 2012

FDA aprova Cometriq para tratar tipo raro de câncer de tireoide

O Food and Drug Administration (FDA) aprovou o uso de Cometriq (cabozantinib) para tratar o câncer medular metastático datireoide (metástase).

O câncer medular da tireoide se desenvolve em células daglândula da tireoide que produzem um hormônio chamado calcitonina, o qual ajuda a manter um bom nível de cálcio nosangue. Este tipo de tumor pode ocorrer espontaneamente ou em famílias com certas mutações genéticas que levam à formação de um ou mais tumores do sistema endócrino, incluindo os da glândula tireoide.

As estimativas do Instituto Nacional do Câncer para 2012 foram de que 56.460 americanos fossem diagnosticados com câncer de tireoide e 1.780 morreriam em decorrência desta doença. Cerca de quatro por cento dos tumores malignos da tireoidesão do tipo medular da tireoide, tornando-se um dos tipos mais raros de tumores destaglândula.

O Cometriq é a segunda droga aprovada para o tratamento do câncer medular datireoide nos últimos dois anos e reflete o compromisso do FDA para o desenvolvimento e aprovação de medicamentos para tratamento de doenças raras, disse Richard Pazdur, diretor do Office of Hematology and Oncology Products no FDA’s Center for Drug Evaluation and Research. Antes da aprovação de Cometriq, em novembro de 2012, e da aprovação do Caprelsa, em abril de 2011, os pacientes com esta doença rara e de difícil tratamento tinham limitadas opções de tratamento terapêutico.

Cometriq é um inibidor de quinase que bloqueia as proteínas cinases anormais envolvidas no desenvolvimento e no crescimento de células do câncer medular. Os pacientes não devem se alimentar por pelo menos duas horas antes e uma hora depois de tomar o Cometriq.

A segurança e a eficácia do Cometriq foram estabelecidas em um estudo clínico que envolveu 330 pacientes com câncer medular da tireoide. O tratamento com o medicamento aumentou a sobrevida livre da progressão do câncer, e, em alguns pacientes, reduziu o tamanho dos tumores (taxa de resposta).

Os pacientes que receberam Cometriq viveram uma média de 11,2 meses sem crescimento do tumor em comparação com uma média de quatro meses em pacientes que receberam placebo. Os resultados também mostraram que 27% dos pacientes tratados com Cometriq tiveram redução no tamanho do tumor que durou uma média de quase 15 meses, enquanto os pacientes que receberam o placebo não mostraram essas reduções. O tratamento com Cometriq não prolonga a vida dos pacientes.

Os efeitos colaterais mais comuns foram diarreia, inflamações ou úlceras na boca, dor, vermelhidão ou inchaço dos dedos, perda de peso, perda de apetite, náuseas, fadiga, perda da coloração dos cabelos, aumento dapressão arterial ou agravamento de hipertensão pré-existente, dor abdominal e constipação. As alterações laboratoriais mais comuns incluíram aumento das enzimas hepáticas, cálcio e fósforo baixos, diminuição dos glóbulos brancos e das plaquetas.

Cometriq é comercializado pela Exelixis, com sede em São Francisco, Califórnia. Caprelsa (vandetanib) é comercializado pela AstraZeneca Pharmaceuticals.

Fonte: NEWS.MED.BR, 2012. FDA aprova Cometriq para tratar tipo raro de câncer de tireoide.



Nenhum comentário: