terça-feira, 26 de março de 2013

Enxaqueca: primeiro patch aprovado pelo FDA para tratar as crises de enxaqueca

imageEm janeiro de 2013, o FDA aprovou um medicamento para tratar as crises agudas de enxaqueca1 que é largamente utilizado, o sumatriptano, da marca Imitrex. Agora o medicamento está sendo liberado para uso através de um mecanismo novo de administração, um sistema transdérmico, sob a forma de um adesivo (patch) que pode ser enrolado em torno da parte superior do braço de um paciente ou na coxa. A administração transdérmica de um medicamento é a sua absorção através da pele. Embora os consumidores já estejam familiarizados com o uso de patch em medicamentos que ajudam a parar de fumar, este é o primeiro patch aprovado pelo FDA para o tratamento de enxaquecas2.

Com o nome de Zecuity, o patch é movido a bateria e fabricado pela empresa farmacêutica NuPathe. Mede cerca de vinte centímetros de comprimento e dez centímetros de largura, envolve o braço ou a coxa e é muito parecido com uma bandagem. Ele utiliza uma corrente elétrica para deslocar a medicação através da pele ao longo de quatro horas. Uma pequena bateria e um chip de computador regulam a carga para garantir que o paciente receba a dose correta.

O sistema transdérmico fornece uma alternativa aos comprimidos, sprays nasais e injeções. Muitos pacientes que sofrem de enxaqueca1 sentem uma dor debilitante, às vezes tão aguda, que eles não conseguem engolir um comprimido. Outros não gostam do sabor desagradável que o spray nasal pode deixar na boca ou se sentem desconfortáveis com o fato de terem que tomar uma injeção3.

Os principais efeitos colaterais4 do patch são: cerca de 25% dos participantes do estudo clínico com a medicação queixaram-se de uma sensação dolorosa e vermelhidão no local da aplicação do adesivo.

Segundo Eric Bastings, neurologista5 e diretor adjunto da Divisão de Neurologia do Food and Drug Administration (FDA), existem dois tipos básicos de medicamentos para enxaqueca1: medicamentos abortivos (também chamados de medicamentos agudos), que tratam a enxaqueca1 depois que a crise começou e medicamentos de prevenção, que ajudam a manter a pessoa livre das crises agudas de dor.

Fonte: FDA - NEWS.MED.BR, 2013

Nenhum comentário: