segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bayer comprará empresa de controle contraceptivo

Companhia alemã quer reforçar sua posição como maior empresa de saúde feminina do mundo com a aquisição da Conceptus

Frankfurt - A alemã Bayer anunciou nesta segunda-feira a compra da fabricante norte-americana de dispositivos contraceptivos Conceptus por 1,1 bilhão de dólares, com o objetivo de reforçar sua posição como maior empresa de saúde feminina do mundo.

A Bayer vai lançar uma oferta pública para adquirir todas as ações da Conceptus por 31 dólares cada, em dinheiro, em uma operação acordada com a administração da Conceptus, informou o grupo alemão.

O valor equivale a um prêmio de 19,7 por cento sobre o preço de fechamento da ação da Conceptus na sexta-feira, e a um múltiplo de aproximadamente 30 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) que a companhia norte-americana estima para este ano.

A área de saúde feminina da Bayer teve vendas de 3,15 bilhões de euros (4,1 bilhões dólares) no ano passado, devido a produtos como a pílula anticoncepcional Yasmin e o dispositivo intra-uterino Mirena.

"Nossa experiência no campo da ginecologia aliado a nossos conhecimentos em vendas e distribuição ajudarão a desenvolver mais os negócios da Conceptus", disse o chefe da unidade HealthCare Pharmaceuticals da Bayer, Andreas Fibig.

A Conceptus, que produz dispositivos que são colocados nas trompas de falópio como um contraceptivo permanente não-hormonal, teve Ebitda ajustado de 28,2 milhões de dólares no ano passado sobre vendas de 141 milhões de dólares.

A empresa norte-americana prevê em 2013 Ebitda ajustado de entre 34 milhões e 37 milhões de dólares sobre vendas de entre 155 milhões e 159 milhões de dólares.

Fonte: EXAME.COM

Nenhum comentário: