terça-feira, 23 de abril de 2013

Vinho tinto inibe danos da carne vermelha ao coração

Por suas grandes quantidades de colesterol e gordura "ruim", a carne vermelha é vista com maus olhos por médicos e nutricionistas. Porém, um novo estudo científico afirma que, quando consumida com vinho tinto, a carne não traz danos à saúde.

De acordo com o artigo publicado no Journal of Functional Foods, o vinho tinto evita o acúmulo do LDL no sangue, impedindo danos nos vasos e diminuindo o risco de problemas cardíacos. Os investigadores demonstraram que os polifenóis, compostos antioxidantes presentes no tinto, evitam a absorção do colesterol.

Ron Kohen, professor do Instituto de Investigação sobre Drogas da Universidade Hebrea pontuou que os resultados podem ajudar a explicar porque o vinho tinto reduz o risco de doenças do coração. "A carne é rica em ácidos graxos poli-insaturados e colesterol. Nossos resultados poderiam proporcionar uma explicação para a associação frequente entre a carne e um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares. A inclusão de produtos ricos em polifenóis como parte integrante da refeição diminui significativamente os efeitos nocivos", explicou Kohen.

Por fim, o estudo é um avanço para a definição do chamado "paradoxo francês", expressão utilizada para explicar a contradição existente na população francesa, grande consumidora de alimentos com gorduras saturadas e, ao mesmo tempo, um dos países com menores índices de problemas cardíacos.

Fonte: ADEGA NA WEB

Nenhum comentário: