terça-feira, 10 de setembro de 2013

Série Uvas – Sangiovese

Por Sommelière Wine Natália Pieta

A sangiovese é a uva tinta mais cultivada na Itália, protagonista de grandes vinhos italianos e nesses últimos anos ganhou popularidade mundial, principalmente na Califórnia. Outros países como a Argentina e Austrália também cultivam essa uva, assim como o Brasil, mas de forma tímida.

Sangiovese Série Uvas   Sangiovese

É típica do centro da Itália, destacando-se na encantadora Toscana. É uma uva que se adapta ao território em que é cultivada e é base de vinhos das principais denominações da região.

Presente no Chianti, um dos vinhos italianos mais conhecidos e vendidos no mundo, é varietal do prestigiado Brunello di Montalcino e destaca-se, também, nas DOCGs (Denominazione di Origine Controlata e Garantita) Vino Nobile Montepulciano, Morellino di Scansano e Carmignano.

Sua intensidade também pode ser vista na grande maioria dos “supertoscanos”, vinhos italianos mais modernos, onde o corte com uvas internacionais, como a cabernet sauvignon, produzem vinhos no estilo bordalês.

Uva de muitas faces, varia conforme a região que é cultivada e também é conhecida como: Sangiovese Grosso ou Brunello em Montalcino, Prugnolo ou Prugnolo Gentile em Montepulciano, Morellino em Morellino di Scansano, entre outros.

Características dos vinhos de sangiovese

A sangiovese dá origem a vinhos de estilos e personalidades bem distintas, em um reflexo do seu terroir. Alguns são leves e fáceis de beber, como os populares Chianti, outros mais encorpados, como o Vino Nobile di Montepulciano e, em sua melhor forma, produz um vinho rico, complexo e de envelhecimento prolongado, como o Brunello de Montalcino.

Em geral, são vinhos com uma boa expressão de frutas, notas herbáceas e de especiarias, além de uma ótima acidez e estrutura. Na definição de Jancis Robinson, renomada crítica de vinhos: “É como comer amoras e framboesas na floresta”.

Dicas de Harmonização com os vinhos de sangiovese

Nada melhor do que a tradicional culinária italiana para harmonizar com esses vinhos. Pratos à base de massas, molhos e carnes são ótimos acompanhamentos para os vinhos da uva Sangiovese. Tintos menos encorpados, pedem comidas mais leves, como espaguete à bolonhesa, filé à parmegiana, sem falar na italianíssima pizza. Já os mais encorpados, pedem pratos mais consistentes, com sabores mais intensos como carnes de caça, risoto de fungui sechi ou de linguiça defumada e queijos duros.

Conheça e saboreie alguns vinhos da uva sangiovese:

 Série Uvas   SangioveseCastello Di Gabbiano Chianti DOCG 2010 - Ao redor de um castelo com quase mil anos, nas lindas paisagens da Toscana, são cultivadas as uvas deste Castello Di Gabbiano Chianti DOCG 2010. Com aromas de cereja em conserva e toques florais, esse é um vinho jovem e marcado pelo frescor.

 Série Uvas   SangioveseBrunello Di Montalcino Barbi Vigna del Fiore DOCG 2005 - Produzido pela Fattoria dei Barbi, umas das históricas propriedades de Montalcino, esse brunello provem de um vinhedo singular, com localização privilegiada, que o torna potente e intenso. Tem aromas de frutas negras, notas herbáceas e de especiarias.

 Série Uvas   SangioveseVolpaia Citto IGT Toscana 2010 - Volpaia é produzido com uvas orgânicas e biológicas cultivadas na Toscana. Este tinto recebeu uma pequena porcentagem de cabernet sauvignon, o que lhe conferiu um pouco mais de volume. O amadurecimento foi feito em inox para preservar o caráter frutado e fresco do vinho.

Nenhum comentário: