terça-feira, 19 de novembro de 2013

A uva tempranillo na Espanha

Por Sommelier Wine Renato Pujol

A tempranillo é uma das uvas com maior variedade de nomes no mundo.  Só na Espanha encontramos os seguintes: cencibel em La Mancha, tinta del país, tinto fino, tinta de toro, tinto de Madrid e ull de llebre, na Catalunha. Em Portugal, ela é conhecida como tinta roriz, na região do Douro ou Aragonês, no Alentejo. Já na Califórnia, é denominada valdepeñas.

image

Os nomes podem ser muitos, mas todos se referem a uma só uva: a tempranillo. Variedade originária do norte da Espanha, seu nome oficial vem da palavra espanhola temprano(cedo). Um significado bastante adequado a uma característica marcante: a tempranillo amadurece antes de outras castas, uma faceta que a torna versátil e apta para ser cultivada em climas diferenciados.

Na Espanha, que é hoje o terceiro maior produtor de vinhos no mundo atrás apenas da Itália e da França, é a casta de destaque dentre as aproximadamente 20 outras cultivadas por lá.

Mas, devido à sua facilidade de amadurecimento e as diferenças de terroir de uma região para outra, na própria Espanha podemos ter estilos diferentes de vinhos produzidos com essa mesma uva. Para exemplificar, destaquei quatro regiões onde a tempranillo se apresenta de forma diferente. Confira!

A tempranillo em Priorat

É considerada o berço dos vinhos tintos intensos, considerados por muitos escritores e colecionadores como sendo os vinhos elite da Espanha. Uma região quente e seca, com baixo índice de chuva, tendo dias quentes e noites bem frias por conta do clima em torno da Serra de Monsant, fazendo com que as vinhas tenham pouco rendimento e um amadurecimento lento das uvas. Esses fatores somados a um solo de grande mineralidade garantem ao vinho ali produzido, potência, intensidade de aromas e grande frescor.

Mas Martinet Menut 2009 - Um vinho que surpreende pela sua ótima relação custo x qualidade. A região e a uva dominante podem ser reconhecidos pela tipicidade, tornando este exemplar marcante e singular.

 
A tempranillo em Ribeira del Duero

Ribera del Duero é o berço de grandes vinhos tintos que estão, não só entre os melhores da Espanha, mas também entre os melhores do mundo. As características dos vinhos de Ribera del Duero são intensidade de cor, aromas marcantes, equilíbrio gustativo e acidez refrescante. A região se destaca por estar em um planalto, onde as vinhas ficam entre 750 e 850 metros de altitude, estando sujeitas a uma importante amplitude térmica, que preserva a acidez das uvas e, ao mesmo tempo, desenvolve aromas elegantes e bem definidos.

Embocadero 2010 - Esse vinho representa bem a personalidade do seu terroir. Foi amadurecido em carvalho de origens distintas, agregando cada qual, uma característica diferente, além da maciez e singularidade.

 
A tempranillo em Rioja

A mais importante região vinícola espanhola e primeira a projetar os vinhos espanhóis no mercado mundial, além de possuir a maior produção do país. Foi também a primeira região a adotar as tipificações Crianza, Reserva e Gran Reserva, hoje, adotadas na maioria das localidades. Seus vinhos são bem definidos pelo tempo de amadurecimento em barricas, no geral duas sub-regiões ganham destaque, Rioja Alta e Rioja Alavesa, de onde vêm vinhos mais leves, elegantes e de grande frescor.

Miguel Torres Altos Ibéricos Tempranillo Crianza 2010 – Elaborado por uma das vinícolas mais ousadas da Espanha, a Miguel Torres. Esse vinho em boca é macio, tem boa concentração e seus sabores se prolongam deliciosamente.

 
A tempranillo em Utiel Requena

Localizada na província de Valência, a história dessa região no mundo do vinho tem mais de 2.000 anos e é comprovada por evidências arqueológicas. A produção vitivinícola é o motor da economia da região, que tem solo e clima com características mediterrâneas, com influência continental, que dão vida a vinhos de grande personalidade. Essa região produz um estilo de vinho totalmente diferente do tradicional deste país. São vinhos leves e modernos, com grande aporte de frutas, sabor macio e agradável.

Toro Loco Tempranillo 2012 - Toro Loco é um vinho gostoso de beber. Diferente dos tradicionais tintos espanhóis, tem taninos macios e muita presença de fruta. É fácil de agradar e ideal para todos os momentos.

Nenhum comentário: