domingo, 1 de dezembro de 2013

Os diferentes tipos de espumantes

Por Sommelière Wine Khátia Martins – Sommelier Wine

imageÉ muito comum ouvir as pessoas relacionarem um espumante a champagne ou prosecco, mas nem todos os espumantes podem ser classificados assim. Existem outros diferentes tiposcomo o Cava e o Franciacorta. E o que todos eles tem em comum? A resposta é simples: gás carbônico.

Para produzir qualquer espumante é necessário, primeiramente um vinho de base, ou seja, um vinho pronto (sem gás, conhecido também como tranquilo) e então, o vinho é submetido a uma segunda fermentação, que pode acontecer em garrafa ou em tanque de inox. Esse processo de elaboração de cada um é que irá definir a qual tipo ele pertence.

O mais renomado e antigo espumante é o champagne, cujo nome provém de sua região de origem. Dom Pèrignon foi o responsável por dar o ponta pé inicial aos vinhos “bifermentados”. Foi ele quem descobriu que era possível controlar a segunda fermentação que ocorria, até então, involuntariamente dentro da garrafa e, assim, deu origem ao champagne.

A bebida ganhou o mundo e novos espumantes nasceram. Hoje, eles são diferenciados por sua região de origem, uvas e método de produção. O melhor desses vinhos é que não existe uma situação certa para serem bebidos. Pois sua versatilidade nos permite ousar e aproveitar o máximo que eles têm a nos oferecer.

No Brasil, as altas temperaturas favorecem, e muito, o consumo de espumantes. Por essas e por outras, aproveite e recheie sua adega com os mais diversos tipos dessa bebida que é sinônimo de alegria, celebração e, sobretudo, felicidade!

Champagne

São produzidos obrigatoriamente na região de mesmo nome e com as uvas: chardonnay, pinot noir e pinot meunier. O processo de elaboração é o champenoise, onde a segunda fermentação acontece dentro da garrafa.

imageChampagne Montaudon Brut - É possível sentir as borbulhas delicadas encherem a boca com muito sabor e elegância. É seco, cremoso e refrescante com ótima persistência.

 

 

Cava

Oriundo da Espanha é produzido pelo método tradicional (champenoise). Apesar de sua elaboração não estar restrita a uma única região, as uvas que o compõem devem provir de vinhedos autorizados.

imageEspumante Cava Don Román Brut Branco - Vinho espumante de aroma a frutas frescas como pera e maçã verde e torradas. Em boca é leve, fresco e vivo com bom equilíbrio.

 

 

Prosecco

Nasceu no Friuli, porém seu nome está associado ao Vêneto, onde também é produzido. A uva que lhe origina deve ser obrigatoriamente da variedade glera e o método de elaboração é chamado de charmat (segunda fermentação em tanque de inox).

imageProsecco Bottega Poeti Brut – A Bottega Poeti é especialista na elaboração desse tipo de espumante. Muito fresco, cremoso e aromático, seu sabor é marcado por frutas e flores.

 

 

Franciacorta

Produzido na sub-região de mesmo nome que fica dentro da Lombardia, Itália, pelo método tradicional com as uvas chardonnay, pinot noir, pinot bianco.

 

imageFranciacorta Berlucchi Cuvée Imperiale Brut Esse espumante é como uma mousse de cremosidade e frutas que envolve toda a boca junto com suas borbulhas explosivas.

 

 

 

Outros espumantes

Além desses tipos existem também os espumantes que não possuem uma classificação específica, que na maioria da vezes são elaborados pelo método charmat. Esses espumantes, apesar de não possuírem regras de elaboração, também apresentam vivacidade e frescor, sendo ideais para momentos de comemoração e dias de calor.

imageEspumante Veuve D´Argent Brut - Com suas borbulhas agitadas, esse estilo de vinho tem o poder de animar o espírito e propiciar união e prazer. Um exemplar vivo, jovem e envolvente!

Nenhum comentário: