domingo, 12 de janeiro de 2014

Vitamina E pode auxiliar na redução do declínio funcional na doença de Alzheimer leve a moderada

O ensaio clínico randomizado TEAM-AD VA, publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA), foi realizado com o objetivo de determinar se a vitamina E (alfa-tocoferol), a memantina ou ambos retardam a progressão dos sintomas em pacientes com doença de Alzheimer (DA) leve a moderada que fazem uso de um inibidor da acetilcolinesterase.

Embora já tenha sido demonstrado que a vitamina E e a memantina têm efeitos benéficos na doença de Alzheimer (DA) moderadamente grave, as evidências são limitadas na doença de Alzheimer leve a moderada.

O estudo clínico, duplo-cego, controlado por placebo, com grupos paralelos, envolvendo 613 pacientes com DA leve a moderada, foi iniciado em agosto de 2007 e concluído em setembro de 2012 em 14 centros médicos Veterans Affairs.

Os participantes receberam 2000 UI de alfa-tocoferol ao dia (n=152), 20 mg/dia de memantina (n=155), uma combinação dessas medicações (n=154) ou placebo (n=152).

Para avaliar os resultados foi usado o score Alzheimer’s Disease Cooperative Study/Activities of Daily Living (ADCS-ADL) Inventory (variação de 0 a 78). Os desfechos secundários incluíram medidas cognitivas, neuropsiquiátricas, funcionais e de cuidadores desses doentes.

Os dados de 561 participantes foram analisados (alfa-tocoferol=140, memantina=142, combinação=139,placebo=140), com 52 excluídos por falta de dados de acompanhamento. As conclusões mostram que entre os pacientes com DA leve a moderada, aqueles que receberam 2000 UI/dia de alfa-tocoferol em comparação ao grupo que recebeu placebo apresentaram declínio funcional mais lento. Não houve diferenças significativas entre os grupos que receberam apenas memantina ou memantina mais alfa-tocoferol.

Estes resultados sugerem benefícios do alfa-tocoferol na doença de Alzheimer leve a moderada, retardando o declínio funcional e diminuindo a sobrecarga para os que cuidam desses pacientes.

Fonte: The Journal of the American Medical Association, volume 311, número 1, 1° de janeiro de 2014 - NEWS.MED.BR, 2014.

Nenhum comentário: