segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dicionário do Mundo do Vinho

Do blog do sommelier Wine

Tanino, Assemblage, Grand Vin, QMP, Champenoise, certamente são nomes que você já ouviu falar e pode até já ter pesquisado a respeito. O “mundo do vinho” é literalmente complexo, no sentido mais literal da palavra, ou seja, diverso.

Saber ler/entender um rótulo é um dos primeiros e mais importantes passos que damos quando iniciamos no universo enológico. E para facilitar ainda mais sua aventura, “traduzi” alguns termos que te ajudarão na hora da escolha do vinho.

Terroir: palavra francesa aplicada ao ambiente geral de um vinhedo e tudo que o influencia, como clima, solo e homem. Define a personalidade ou DNA do vinho.

Enólogo: profissional responsável por todo o processo de elaboração do vinho, desde o período da colheita até o engarrafamento.

Enófilo: é o apreciador/entusiasta, que busca o conhecimento do vinho e de todo o mundo que o envolve, porém, não tem necessariamente alguma formação.

Varietal: termo de origem americana empregado aos vinhos compostos, em sua maioria, por uma única variedade de uva. A quantidade exata depende da legislação de cada país. Utilizado em alguns países do Novo Mundo.

Novo Mundo: engloba os países produtores de vinho das Américas, Austrália e África do Sul.

Velho Mundo: engloba os países produtores de vinho da Europa, alguns países da Ásia Ocidental e norte da África.

Assemblage: nome dado à mistura de diferentes uvas na produção de um vinho.

Tanino: componente adstringente que seca a boca. O tanino é encontrado na casca da uva, sementes e engaços das uvas. Confere estrutura e peso ao vinho, como também age como conservante. Quando dizemos que o vinho é tânico, nos referimos a um vinho muito adstringente.

Grand Vin: termo francês que significa “vinho excelente”, geralmente utilizado para distinguir os melhores vinhos de uma vinícola.

QMP: “Vinho de qualidade com características especiais”. É a mais alta classificação para vinhos alemães.

Champenoise: nome dado ao processo de elaboração do Champagne, no qual a segunda fermentação do vinho base (sem gás carbônico) ocorre na própria garrafa.

No nosso Dicionário do Vinho você é parte fundamental e pode participar da construção dele nos enviando todas as palavras do mundo do vinho que você tem dúvida. É só deixar nos comentários!

Nenhum comentário: