segunda-feira, 17 de março de 2014

A importância da safra do vinho

Por Sommelier Wine Lucas Cordeiro

A uva tem um ciclo de produção anual. A videira perde suas folhas no outono, repousa no inverno, brota e se cobre de folhas verdes na primavera, e no verão floresce e frutifica, dando origem às uvas que são colhidas ao amadurecer. O ano em que ocorreu a colheita corresponde à safra que estará estampada no rótulo do vinho.

Mas qual o objetivo desta informação? A explicação continua na uva, uma fruta que, como as demais, é cultivada no campo, a céu aberto e, portanto, está sujeita às condições climáticas que variam de ano a ano e têm influência direta no estado de maturação do fruto.

taça de vinho

Ocorre que para dar origem a um vinho de boa qualidade, as uvas têm que atingir um estágio de amadurecimento tal que obtenham grande concentração de açúcares, preservem um bom nível de acidez, acumulem o máximo das substâncias que lhes dão aromas e sabores e ainda tenham os seus taninos amaciados. Para isso, elas precisam de alguns fatores climáticos, como muitas horas de luz, além de calor e umidade adequados.

Assim, por exemplo, em um ano com excesso de calor durante seu amadurecimento, o nível da  acidez pode acabar muito reduzido, gerando ao final um vinho desequilibrado.

Em um ano com muita chuvas, estas podem encharcar as polpas das uvas diluindo seus sabores e aromas, resultando em exemplares de baixa qualidade.

Outro uso desta informação, é que é a partir dela que calculamos a “estimativa de guarda” do vinho, ou seja, o período que, acreditamos, ele ainda estará em boas condições e potável. É bom lembrar, contudo, que o prazo de validade desta bebida é indeterminado, por isso o período de guarda sugerido é definido como uma estimativa.

Vinhos sem safra

Há, porém, produtos que não trazem esta informação no rótulo e o caso mais famoso é o dos champagnes “não safrados”. O objetivo dos produtores de lá é não ficarem presos à ditadura das safras e manterem ano a ano um vinho com a mesma qualidade e personalidade, que marca o estilo de cada uma das Maisons produtoras do renomado espumante. Este conceito é também utilizado por produtores de vinhos em outras regiões do mundo.

Hoje em dia há tanta tecnologia envolvida na elaboração de vinhos, que as adversidades climáticas de uma safra pouco favorável podem ser contornadas pelo enólogo na vinícola, através de correções durante o processo de produção.

Nenhum comentário: