domingo, 23 de março de 2014

Surto de ebola mata mais de 50 na Guiné

BBC Brasil

O vírus ebola foi identificado como causa para um surto de febre hemorrágica que matou quase 60 pessoas na Guiné, na costa oeste da África.

Dezenas de casos da doença foram registrados desde que o surto começou, no início do mês passado.

Não há vacina contra o vírus ebola, que é altamente contagioso. A doença é transmitida por contato direto com pessoas contaminadas e mata entre 25% e 90% dos infectados.

Também não há cura, mas os pacientes podem ter seus sintomas tratados com antibióticos e analgésicos.

‘Sobrecarregados’

“Recebemos os resultados do laboratório em Lyon (na França) ontem, confirmando que o vírus ebola era a fonte do surto de febre hemorrágica que já matou 59 pessoas”, disse Sakoba Keita, chefe do departamento de prevenção de doenças do Ministério da Saúde de Guiné.

Ele disse ainda que, no total, 80 casos foram confirmados.

“Estamos lutando contra essa epidemia com todos os recursos que temos, mas a situação é muito difícil, estamos sobrecarregados.”

A ONG Médicos Sem Fronteiras prometeu reforçar sua equipe no país e enviar cerca de 30 toneladas de remédios e equipamento de isolamento.

Os sintomas da doença incluem hemorragias, diarreia e vômitos, além de erupções cutâneas, insuficiência renal e hepática.

Os surtos de ebola tiveram início em vilarejos remotos do centro e do oeste da África, em regiões próximas a florestas tropicais, segundo a Organização Mundial da Saúde. O vírus foi identificado pela primeira vez em 1946 na República Democrática do Congo - na época, Zaire.

Um dos piores surtos da doença ocorreu em Uganda, em 2000, quando quase 500 pessoas foram contaminadas e mais da metade morreu.

Nenhum comentário: