quarta-feira, 30 de abril de 2014

Cirurgia bariátrica pode ser opção de tratamento para diabéticos tipo 2 com sobrepeso: ensaio clínico publicado pelo The Lancet Diabetes & Endocrinology

A cirurgia bariátrica melhora a glicemia de pacientes obesos com diabetes tipo 2, mas os seus efeitos em diabéticos com sobrepesoainda não estão definidos. Foi realizado um ensaio clínicorandomizado para identificar se a cirurgia de banda gástrica ajustável por via laparoscópica pode melhorar o controle glicêmico em pessoas com diabetes tipo 2 que estão com sobrepeso, mas que não são obesas.

Foi feito um estudo aberto, randomizado e controlado, de grupos paralelos, entre 1° de novembro de 2009 e 30 de junho de 2013, em um centro de Melbourne, na Austrália. Pacientes com idade entre 18 e 65 anos, com diabetes tipo 2 e índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 30 kg/m² foram aleatoriamente distribuídos (1:1) receber cuidados multidisciplinares de diabetes mais cirurgia de banda gástrica ajustável por via laparoscópica ou apenas os cuidados multidisciplinares sem cirurgia. O desfecho primário foi a remissão do diabetes dois anos após a randomização, definida como concentrações de glicose inferiores a 7,0 mmol/L (126 mg/dl), quando em jejum e a menos de 11,1 mmol/L (200 mg/dl) duas horas após 75 g de glicose oral, pelo menos dois dias após a interrupção da medicação usada para controlar a glicose. A análise foi por intenção de tratar.

Cinquenta e um pacientes foram randomizados ou para o atendimento multidisciplinar e banda gástrica (n=25) ou apenas atendimento multidisciplinar (n=26), dos quais 23 participantes e 25 participantes, respectivamente, completaram o acompanhamento de dois anos. Doze (52%) participantes do grupo do atendimento multidisciplinar mais banda gástrica e dois (8%) participantes do atendimento multidisciplinar alcançaram remissão do diabetes (p=0,0012). Um (4%) participante no grupo da banda gástrica necessitou de revisão cirúrgica e outros quatro (17%) tiveram um total de cinco episódios de intolerância alimentar devido ao ajuste excessivo da banda gástrica.

As interpretações do presente estudo mostram que, quando adicionada ao atendimento multidisciplinar do diabetes, a cirurgia de banda gástrica ajustável por via laparoscópica para diabéticos tipo 2 com sobrepesomelhora o controle glicêmico, com um perfil de eventos adversos aceitáveis. A cirurgia de banda gástrica ajustável por via laparoscópica pode ser uma opção de tratamento razoável para esta população.

Fonte: The Lancet Diabetes & Endocrinology, publicação online, de 8 de abril de 2014 – NEWS.MED.BR, 2014.

Nenhum comentário: