terça-feira, 20 de maio de 2014

Advantame: novo adoçante aprovado pelo FDA

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo adoçante de alta intensidade chamado advantame. O advantame, que ainda não tem um nome comercial, foi aprovado como um novo aditivo alimentar para uso como adoçante e realçador de sabor em alimentos, exceto carnes e aves.

Segundo Andrew Zajac, do U.S. Public Health Service (USPHS), diretor da Division of Petition Review da Food and Drug Administration, ao contrário doaçúcar, mel ou melaço, os adoçantes de alta intensidade adicionam pouca ou nenhumacaloria aos alimentos. Além disso, os adoçantes de alta intensidade geralmente não elevam os níveis de açúcar no sangue.

Exemplos de usos para os quais o advantame foi aprovado incluem produtos de panificadoras, bebidas não alcoólicas (incluindo refrigerantes), goma de mascar, doces e coberturas, sobremesas congeladas, gelatinas e pudins, doces e geleias, frutas processadas e sucos de frutas, coberturas e xaropes.

Para determinar a segurança de advantame, a FDA revisou os dados de 37 estudos em humanos e animais para identificar eventuais efeitos tóxicos (prejudiciais), incluindo efeitos sobre o sistema imunológico, reprodutivo, de desenvolvimento e nervoso.

O advantame é quimicamente relacionado ao aspartame e certas pessoas devem evitar ou restringir o uso deaspartame. Para esse fim, a FDA avaliou se os mesmos indivíduos devem evitar ou restringir o uso de advantame. As pessoas que têm fenilcetonúria (PKU), uma doença genética rara, têm dificuldade para metabolizar a fenilalanina, um componente de ambos os adoçantes. Indivíduos com PKU são identificados ao nascer, através do Teste do Pezinho.

Os alimentos que contêm aspartame devem ostentar uma declaração de informações para pessoas com PKU alertando-as sobre a presença de fenilalanina. Mas advantame é mais doce que o aspartame, portanto, apenas uma menor quantidade precisa ser utilizada para atingir o mesmo nível de doçura. Como resultado, os alimentos que contêm advantame não precisam ter esta informação.

O último adoçante de alta intensidade aprovado pela FDA foi o neotame em 2002. Os outros quatro no mercado são: sacarina, aspartame, acessulfame de potássio e sucralose.

A FDA incentiva os consumidores a relatarem quaisquer eventos adversos através do MedWatch.

Fonte: Food and Drug Administration, de 19 de maio de 2014 -NEWS.MED.BR, 2014.

Nenhum comentário: