sábado, 17 de maio de 2014

As pontuações do vinho

Blog Sommelierwine

Robert Parker, Decanter, Descorchados, Stephen Tanzer, Wine Enthusiast… Já ouviu falar desses nomes? Entenda a importância de cada um deles no mundo do vinho!

vinho

Os sistemas de pontuação surgiram nos anos 50 na Universidade da Califórnia, precisamente no Departamento de Viticultura e Enologia. Uma tabela com escala de 50 a 100 pontos foi criada para auxiliar na avaliação dos vinhos experimentais, identificando defeitos e qualidades.

Com o passar do tempo, o vinho foi ganhando mídia, as opções de rótulos, estilos e regiões produtoras foram crescendo e dificultando a decisão de escolha dos consumidores. Foi neste contexto que Robert Parker se tornou pioneiro na avaliação crítica de vinhos.

Criando seu próprio método de avaliação, baseado no sistema de 50 a 100 pontos daUniversidade da Califórnia, Parker começou a escrever sobre os vinhos que degustava, pontuando-os e relatando suas particularidades.

De lá para cá surgiram outros críticos e sistemas de avaliação que fizeram com que os vinhos pontuados ganhassem cada vez mais espaço, pois são avaliados qualitativamente por órgãos especializados, auxiliando na escolha do consumidor.

Para você entender melhor as diferenças entre pontos, estrelas, taças e medalhas, separamos alguns exemplos daqueles que possuem o poder de dar glória ou a derrota para um produtor. Confira!

ROBERT PARKER (Sigla – RP / Origem – EUA)
O maior crítico no mundo do vinho abandonou a profissão de advogado quando descobriu que possuía uma capacidade apurada para degustar vinhos e lembrar-se de todos eles no futuro. As degustações são realizadas às cegas, dividindo os rótulos por grupos de produtos similares. Suas avaliações são publicadas bimestralmente no seu jornal chamado Wine Advocate.

DECANTER (Sigla – DEC / Origem – Reino Unido)
Decanter Magazine é uma revista inglesa que possui tiragem mensal e atribui de 1 a 5 estrelas aos vinhos. Porém, alguns rótulos são avaliados com o sistema até 100 pontos e outros até 20 pontos (depende do avaliador). Anualmente a revista também promove o concurso Decanter World Wine Awards, onde são creditadas medalhas aos vinhos.

DESCORCHADOS (Sigla – DS / Origem – Chile)
Descorchados é um livro/guia anual especializado em avaliar vinhos argentinos, chilenos, e recentemente completado com os uruguaios. As degustações são realizadas às cegas, atribuindo aos rótulos até 100 pontos. À frente está o chileno Patricio Tapia, um jornalista e também enólogo que adora descobrir vinhos diferentes.

STEPHEN TANZER (Sigla– ST / Origem – EUA)
Editor e critico do aclamado International Wine Cellar, um jornal bimestral e independente lido por profissionais e amantes do mundo do vinho, Tanzer é visado como o sucessor de Robert Parker, utilizando o mesmo sistema de pontuação, até 100 pontos. Porém os vinhos que marcam acima de 90 pontos são sinalizados.

WINE ENTHUSIAST (Sigla – WE / Origem – EUA)
Com tiragem mensal, a Wine Enthusiast é considerada a terceira maior publicação dos EUA. Com o apoio de críticos experientes de todo o mundo, as degustações são realizadas às cegas em grupo ou individualmente. Sua avaliação é até 100 pontos, onde os rótulos premiados são publicados junto com matérias sobre o mundo do vinho.

WINE SPECTATOR (Sigla – WS / Origem – EUA)
Uma das publicações mais famosas e conceituadas no mundo do vinho, a Wine Spectator anualmente publica o famoso TOP 100, uma seleção de vinhos pontuados ou não, mas com preços e disponibilidade acessível. Avaliados até 100 pontos, os vinhos são degustados às cegas por um grupo de jornalistas considerados os mais experientes do mundo, na atualidade.

WINE & SPIRITS (Sigla – W&S / Origem – Reino Unido)
Com publicações mensais, a inglesa Wine & Spirits realiza degustações às cegas, com um grupo de especialistas, sendo que os resultados individuais são publicados nas edições juntamente com artigos que envolvem o mundo do vinho. A avaliação credita aos vinhos até 100 pontos.

GAMBERO ROSSO (Sigla – GR / Origem – Itália)
Guia anual de vinhos italianos, comenta e pontua a quase todos os exemplares do país. É considerado um dos mais completos e conceituados trabalhos sobre vinhos no mundo. Seu sistema de pontuação atribui de 0 a 3 Bicchieri (taças) e os produtores que obtiverem por 10 vezes tre bicchieri (3 taças) são contemplados com uma Stella (estrela).

Nenhum comentário: