sábado, 10 de maio de 2014

FDA aprova Zontivity para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames em pacientes de alto risco

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Zontivity (vorapaxar) comprimidos para reduzir o risco de ataque cardíaco,acidente vascular cerebral, morte cardiovascular e necessidade de procedimentos para restaurar o fluxo sanguíneo para o coraçãoem pacientes com um histórico de ataque cardíaco ou bloqueios nas artérias das pernas.

Zontivity é o primeiro de uma nova classe de medicamentos chamados de antagonista seletivo do receptor ativado por protease-1 (PAR-1). É um agente antiplaquetário, para diminuir a tendência das plaquetas de se agregarem para formar um coágulo desangue. Ao diminuir a formação de coágulos sanguíneos, o Zontivity diminui o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Como outros fármacos que inibem a coagulação do sangue, Zontivity aumenta o risco de hemorragia, incluindo risco de vida e hemorragia fatal. Sangramento é a reação adversa mais comumente relatada em pessoas que tomam Zontivity. A bula com as informações de prescrição do medicamento inclui uma advertência para alertar os profissionais de saúde sobre este risco. Além de instruções importantes para o paciente, fornecendo detalhes sobre a utilização do medicamento e informações de segurança sobre o Zontivity.

Zontivity não deve ser utilizado em pessoas que tiveram um acidente vascular cerebral, ataque isquêmicotransitório (TIA) ou sangramento na cabeça, porque o risco de sangramento na cabeça é muito grande.

"Em pacientes que tiveram um ataque cardíaco ou que têm doença arterial periférica, esta droga vai diminuir o risco de ataque cardíaco, derrame e morte cardiovascular. No estudo que apoiou a aprovação da medicação, Zontivity reduziu este risco de 9,5% para 7,9% ao longo de um período de três anos - cerca de 0,5 por cento ao ano", disse Ellis Unger, diretor do Office of Drug Evaluation I in the FDA’s Center for Drug Evaluation and Research.

Os profissionais de saúde devem informar os pacientes que eles podem sangrar e apresentar hematomasmais facilmente quando em uso de Zontivity. Os pacientes devem relatar ao seu médico qualquer hemorragia inesperada, prolongada ou excessiva, ou sangramento nas fezes ou urina.

Em um ensaio clínico com mais de 25.000 participantes, Zontivity adicionado a outros agentes antiplaquetários (em geral aspirina e clopidogrel), reduziu a taxa de um desfecho combinado de ataque cardíaco, derrame, morte cardiovascular e procedimentos urgentes para melhorar o fluxo de sangue para ocoração (revascularização coronária), quando comparado ao placebo.

Zontivity é fabricado pela Merck Sharp & Dohme Corp, uma subsidiária da Merck & Co.

Fonte: FDA NEWS RELEASE, 8 de maio de 2014 - NEWS.MED.BR, 2014.

Nenhum comentário: