sexta-feira, 23 de maio de 2014

Profissão sommelier

Você sabe o que faz um sommelier e como se tornar um? Descubra um pouco mais sobre os rumos dessa profissão encantadora aqui, no Brasil.

sommelier

Há quem diga que a profissão sommelier consiste apenas em degustar vinhos e explorar o mundo atrás dos melhores rótulos. Porém nada é tão fácil quanto parece, por trás de todo o glamour tem muito trabalho e estudo.

Existem muitas versões sobre o surgimento desta profissão, uma delas é que o sommelier está presente desde a Idade Média. Prezando pela segurança do rei, homens corajosos provavam a comida e o vinho antes de serem servidos, para certificar de que não estavam envenenados. Além da prova, eles eram os responsáveis pela compra, escolha e organização da dispensa (adega).

Com o tempo, os destemidos homens foram apurando seu paladar e olfato, e a profissão evoluiu junto com as necessidades da sociedade. Hoje, um sommelier é responsável pelo serviço do vinho, indicação, harmonização e também pelo seu bom armazenamento em adega.

Mas há algum tempo este profissional vem explorando novos horizontes. Além do trabalho em hotéis, restaurantes e importadoras, o sommelier compartilha seus conhecimentos por meio de cursos e palestras, consultorias para eventos e estabelecimentos e ainda escreve artigos sobre o mundo do vinho, turismo e gastronomia.

Enfim, existem diversos seguimentos na profissão sommelier. O mercado de trabalho vem crescendo, principalmente depois que a profissão foi regulamentada no Brasil, através daLei 12.467, de 26 de agosto de 2011. Com isso, cada vez mais, os cursos voltados para essa área têm sido procurados.  Conheça algumas opções espalhadas pelo Brasil!

Cursos de Sommelier no Brasil

- Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo/SP: Cursos em diversos níveis, do básico ao avançado. Todos reconhecidos e certificados.

- Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) – Brasília, Rio de Janeiro/RJ, Campinas/SP eParaíba/PB

- SENAC – possui cursos básicos de vinhos em diversas regiões do país. Para informações mais detalhadas é válido procurar a filial da sua cidade.

- Universidade de Caxias do Sul/RS: Cursos em diversos módulos, incluindo MBA.

- Associação Brasileira dos Amigos do Vinho (SBAV – SP) – Oferece cursos de formação e introdução ao mundo do vinho.

Fonte: Blog sommelierwine

Nenhum comentário: