domingo, 8 de junho de 2014

A diferença entre o vinho frisante e o espumante

Já se perguntou o que difere esses vinhos? Saiba um pouco mais sobre como são elaboradas essas bebidas e compreenda o que há de especial em cada uma.

espumantes

A diferença entre o vinho frisante e o espumante é um questionamento comum para os iniciantes no mundo do vinho. E o primeiro passo para entendê-la é conhecer como se produz um vinho, para depois entender como funciona os diferentes métodos de vinificação.

A fermentação alcoólica é um conjunto de reações provocadas por micro-organismos, as leveduras, que atacam a glicose e a frutose contidas no mosto transformando-os em álcool e gás carbônico.

Para se produzir um espumante ou um frisante, precisamos de gás carbônico (borbulhas) e esse gás tem de ser obtido de maneira natural. Agora vamos às características de cada um desses vinhos:

Espumantes

Os espumantes são produzidos através de duas fermentações, a primeira que chamamos de vinho base, aonde a fermentação vai até o final. Ou seja, o vinho fica seco e sem gás carbônico e a segunda é quando se obtém esse gás (as borbulhas).

Para isso, existem dois processos, Champenoise (também conhecido como Tradicional ou Clássico) e Charmat:
- O método champenoise é aquele onde a 2ª fermentação do vinho base ocorre dentro da própria garrafa.
- O método charmat já passa por uma produção um pouco diferente, fazendo com que o vinho base realize sua segunda fermentação em tanques de aço inox .
- No final, os dois métodos recebem uma mistura que se chama Liqueur d`expédition (Licor de expedição), que é responsável em fazer a classificação deste espumante, sendo brut ou demi sec.

Frisantes

- Trata-se de uma fermentação sem vinho base, sem licor de tiragem e sem licor de expedição.
- Ou seja, como não tem vinho base, tanto a fermentação alcoólica quanto a toma de espuma ocorrem no mesmo processo.
- Nos vinhos frisantes o método de obtenção das bolhas pode ser tanto natural como artificial.

Por essas diferenças no método de produção, o vinho frisante sempre terá menor nível de gás carbônico em relação ao espumante. Ou seja, o vinho frisante é menos gaseificado e tem menos espuma do que um espumante.

Fonte: Blog do Sommelier Wine

Nenhum comentário: