quinta-feira, 19 de junho de 2014

Grã-Bretanha: não lave o frango antes de cozinhá-lo

Segundo órgão de segurança alimentar britânico, a prática ajuda a espalhar pela cozinha a principal bactéria causadora de intoxicação alimentar

Bactéria presente no frango pode causar diarreia, vômitos e até levar a morte

A agência de segurança alimentar da Inglaterra, Food Standards Agency, aconselhou a população a parar de lavar o frango antes de cozinhá-lo. Segundo as autoridades britânicas, essa prática pode espalhar a bactéria Campylobacter, responsável pela intoxicação alimentar mais comum na Grã-Bretanha e causadora de vômitos, diarreia e até morte, no caso de crianças e idosos.

Uma pesquisa realizada pela agência indicou que mais de dois quintos dos cozinheiros lavam o frango rotineiramente. "A prática pode espalhar a bactéria nas mãos, superfícies, panos de prato e equipamentos de cozinha devido aos respingos da água", afirmou um comunicado da agência na segunda-feira.

"Embora as pessoas costumem seguir as recomendações quando manipulam aves, como lavar as mãos depois de tocar frango cru e garantir que a carne esteja bem cozida, nossas análises mostram que lavar o frango cru também é um hábito comum", declarou a diretora executiva da FSA, Catherine Brown.

A bactéria Campylobacter é responsável por quatro em cada cinco episódios de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha. Em casos mais graves, ela causa a síndrome do intestino irritável e a síndrome do Guillian-Barre, que ataca o sistema nervoso. A agência alertou que cozinhar bem o alimento é suficiente para eliminar o risco de infecção. 

Fonte: VEJA

Nenhum comentário: