quinta-feira, 24 de julho de 2014

As cores do vinho

Por sommelierwine

Branco e tinto todos conhecem, mas ainda existem as variações entre eles. Conheça o que as cores do vinho têm a dizer sobre a bebida!

taças

A cor de um vinho, de maneira geral, depende do grau de maturação, da variedade, da uva, de como o enólogo conduziu a elaboração, de como ocorreu o amadurecimento, e, por fim, da conservação do vinho.

São tantos os fatores que na hora de analisá-la é bom ficar atento. O ideal é que você incline a taça contra uma superfície branca, como um guardanapo, para, assim, ter a melhor percepção possível. Acompanhe nas dicas abaixo o que as variações de cor do vinho, geralmente, têm a dizer!

Vinhos brancos

1 – Cores pálidas em brancos (amarelo-palha, amarelo com reflexos esverdeados): indicam vinhos jovens e para consumo mais rápido.

2 – A evolução incorpora reflexos amarelos aos tons dourados pálidos. Quanto mais intensos os tons amarelos, mais maduro e velho o vinho é. Mas em algumas ocasiões, a cor pode evoluir por má conservação do vinho.

3 – Quando a ação do tempo influenciar exageradamente, o vinho branco poderá se tornar oxidado, perdendo as características de frescor e juventude, prevalecendo as cores, aromas e sabores de frutas supermaduras.

4 – De maneira geral, do branco mais jovem para o mais velho as cores são: Amarelo-palha/amarelo com reflexos esverdeados -> amarelo com reflexos dourados -> amarelo-dourado -> amarelo âmbar.

Vinhos tintos

1 – No caso dos tintos, a casca é peça fundamental na elaboração do vinho. Quanto mais tempo a casca ficar em contato com o vinho, provavelmente mais intensa será a cor. As tonalidades variam do róseo ao vermelho e violeta.

2 – Esse comportamento de cor é diretamente influenciado pelo pH do vinho (mais ácido – mais vermelho. Se a acidez vai aumentando a bebida tende a ficar violeta).

3 – A cor do tinto também pode estar relacionada à má conservação, como deixar o vinho exposto a altas temperaturas, podendo se tornar alaranjado ou granada mais facilmente.

4 – De maneira geral, do tinto mais jovem para o mais velho as cores são: Vermelho-violáceo -> vermelho-rubi com reflexos violáceos -> vermelho-rubi -> vermelho-rubi com reflexos alaranjados -> vermelho-tijolo -> marrom (aqui, possivelmente o vinho já está estragado).

Nenhum comentário: