sexta-feira, 18 de julho de 2014

As diferentes graduações de açúcar no Vinho do Porto

Blog sommelierwine

Você sabia que um Vinho do Porto pode ser seco e até mesmo extrasseco? Descubra um pouco mais sobre isso.

vinho_do_porto

Para muitos, quando se fala em Vinho do Porto, a doçura vem logo à cabeça, mas esse estilo de vinho nem sempre é assim. Em termos de doçura, o Vinho do Porto pode ser classificado como muito doce, doce, meio seco, seco ou até mesmo extrasseco.

E tudo isso vai depender da quantidade de açúcar residual que há em cada litro da bebida. Para o vinho ser considerado muito doce, ele deve ter mais do que 130 gramas de açúcar por litro (g/L); os doces, entre 90 a 130 g/L; os meio secos , de 65 a 90 g/L; os secos, entre 40 a 65 g/L e os extrassecos, menos de 40 g/L.

Essa classificação é feita já no final do processo de elaboração do vinho, que passa pelo processo de fermentação normal: se for tinto, a casca vai junto com o líquido para o tanque, se for branco, pode ter um tempo com a casca para ficar um pouco mais estruturado.

Quando o enólogo desejar, de acordo com a graduação alcoólica atingida e a concentração de açúcar residual, a fermentação é interrompida para a adição de aguardente. Isso faz com que o vinho do porto seja conhecido como fortificado e deixa a bebida mais alcoólica (geralmente possui entre o 19 e 22% vol.). Além disso, o vinho fica mais marcante e envolvente.

E é exatamente esse momento da parada da fermentação que irá definir, de acordo com a concentração de açúcar, em qual classificação entrará o Vinho do Porto elaborado.

Vinhos do Porto

Taylors Chip Dry Porto Branco Extra Seco - O Chip Dry é feito a partir de uma seleção de vinhos do porto brancos secos, produzidos a partir de uvas cultivadas no Douro Superior. Embora se utilizem diferentes variedades de uvas brancas, a casta Malvasia Fina é a que predomina.

 

 

Vinho do Porto Dow`s 20 Anos - Este porto tem aroma intenso de figo seco, amêndoa e cacau. Ao paladar é quente, untuoso, com taninos macio, notas de torrefação e de amêndoas torradas. Tinto de coloração âmbar, clareado pelo tempo.

Nenhum comentário: