quinta-feira, 17 de julho de 2014

Cabernet Franc, a ‘prima’ menos conhecida da Sauvignon

Por WINE IN RIO

http://wineinrio.com.br/wp-content/uploads/2014/07/50c85b4d1e47a.jpeg

Para continuar nossa série sobre uvas, vamos abordar hoje a Cabernet Franc, também conhecida como Bordo, na Itália e Bouchet, na França. Apesar de ser da mesma família do Sauvignon, ela é bem menos conhecida e não tanto utilizada, por sua baixa produtividade.

Essa uva tinta é suave, bem arredondada, com casca fina, coloração intensa, aromas frutados intensos e taninos leves. Se adapta bem à regiões frias, mas suas plantações podem ser encontradas em locais de clima tropical como a Indonésia, Tanzânia ou  Turquia, mas com pouca relevância enológica.

Muito usada para complementar outras uvas em cortes, ela também é uma das seis uvas permitidas nos cortes de Bordeaux, onde estão a maior quantidade de seus vinhedos no planeta. Mas, é no Vale do Loire, região incrível da França, conhecida por seus castelos, rios e belas paisagens, que a Cabernet Franc reina e produz varietais de corpo leve e médio, textura macia, com aroma de frutas negras.

wines of the weekEm janeiro deste ano, o jornal inglês The Guardian destacou três vinhos feitos de Cabernet Franc como de alta qualidade – e bem descontraídos para se tomar: Saumur Rouge Les Nivières, France 2011; Bernard Baudry Chinon, Loire, France 2010; e Pulenta Estate Gran Cabernet Franc, Mendoza, Argentina 2010.

Aliás para acompanhar esses rótulos, a sugestão é um bom steak, no clima de um bistrô parisiense, ou outra carne como cordeiro, presunto ou pernil, com legumes e molho de ervas.

Nenhum comentário: