terça-feira, 1 de julho de 2014

Ideação suicida ou tentativa de suicídio em adultos com síndrome de Asperger: um estudo clínico de coorte publicado pelo The Lancet Psychiatry

A síndrome de Asperger na idade adulta é frequentemente associada à depressão, mas poucos estudos têm explorado a ideação suicida e as tentativas ou planos de suicídio autorrelatados neste grupo clínico ao longo de suas vidas. O objetivo do presente trabalho, publicado pelo The Lancet Psychiatry, foi avaliar esta prevalência em uma coorte clínica de pacientes no Reino Unido.

Em um estudo de coorte, foi realizada uma análise retrospectiva de dados de pesquisa de adultos recém-diagnosticados com a síndrome de Asperger em uma clínica dediagnóstico especializado, entre 23 de janeiro de 2004 e 8 de julho de 2013, na Inglaterra. Os pacientes responderam a um questionário de autorrelato antes da avaliação clínica, registrando sua experiência de vida em relação à depressão, ideação suicida, planos ou tentativas de suicídio, juntamente com medidas de autorrelato de traços autistas e empatia. Comparou-se a taxa de ideação suicida na amostra estudada às taxas publicadas de ideação suicida na população em geral e em outros grupos clínicos. Também se avaliou a associação entre depressão, traços autistas, empatia e probabilidade de ideação suicida e planos ou tentativas de suicídio.

374 adultos (256 homens e 118 mulheres) foram diagnosticados com a síndrome de Asperger no período do estudo. 243 (66%) dos 367 entrevistados autorrelataram ideação suicida, 127 (35%) dos 365 entrevistados autorrelataram planos ou tentativas de suicídio e 116 (31%) dos 368 entrevistados autorrelataram depressão. Os adultos com a síndrome de Asperger eram significativamente mais propensos a relatar ideação suicida do que os indivíduos de uma amostra da população geral do Reino Unido (odds ratio 9,6 [IC 95% 7,6-11,9], p<0,0001), pessoas com uma, duas ou mais doenças clínicas (p<0,0001) ou pessoas com doença psicótica (p=0,019). Em comparação com as pessoas diagnosticadas com a síndrome de Asperger sem depressão, aquelas com síndrome de Asperger e com depressão tinham mais chances de relatar ideação suicida (p<0,0001) e planos ou tentativas suicidas (p<0,0001).

Os resultados deste estudo corroboram os relatos de aumento das taxas de ideação suicida em adultos comsíndrome de Asperger e a depressão como um importante fator de risco potencial para o suicídio em adultos com esta síndrome. Já que os adultos com a síndrome de Asperger muitas vezes têm muitos fatores de risco para a depressão secundária (por exemplo, o isolamento ou a exclusão social e o desemprego), estas conclusões reforçam a necessidade de um planejamento adequado de serviço e o apoio para reduzir o risco de suicídio neste grupo clínico.

Fonte: The Lancet Psychiatry, publicação online, de 25 de junho de 2014 - NEWS.MED.BR, 2014

Nenhum comentário: