terça-feira, 30 de setembro de 2014

A diferença entre decantar e aerar o vinho

Você sabe o que é decantar e aerar no mundo do vinho? Confira se sua resposta foi correta.Decanter

Decantar e aerar são dois procedimentos comuns no mundo do vinho e você, provavelmente, já deve ter ouvido falar ao menos de um deles. O fato é que muitos não sabem explicar a diferença que há entre um e outro e quando, exatamente, são necessários.

Em poucas palavras, o processo de decantação significa separar a borra do vinho. Já o processo de aeração consiste em expor o vinho a um pouco de oxigênio antes da degustação. Para ambos os processos, utilizamos o decanter. Para ficar ainda mais claro, leia mais abaixo.

Mas qual é a diferença entre decantar e aerar o vinho?

Pois bem. Vinhos amadurecidos (há quem prefira dizer velhos), sobretudo tintos, criam sedimentos naturais, formados de partículas que vão se precipitando ao longo do tempo, formados principalmente por bitartarato de potássio.

Estas borras não causam nenhum mal, mas são desagradáveis. Para evitá-las é necessário decantar o vinho. Os vinhos modernos não precisam ser decantados, pois a maioria não possui borras. Mas em todos os catálogos de vinho, nos restaurantes, nos livros e revistas recomenda-se que ele seja decantado.

Eis aí a confusão. Os vinhos potentes, sobretudo os muito jovens, são melhorados quando recebem um pouco de oxigênio antes de serem degustados. Este procedimento não se chama decantação, mas sim aeração, que é realizado pelo mesmo instrumento, o decanter.

Então podemos afirmar que, por meio do decanter, realizamos duas operações: a decantação, que é a separação de sedimentos, e a aeração, ou exposição controlada do vinho ao oxigênio para que libere seus aromas.

Fonte: Blog Sommelier Wine

Nenhum comentário: