terça-feira, 7 de outubro de 2014

A acidez do vinho – Parte I

Muitas vezes vista como vilã, a acidez do vinho é um dos componentes principais para que a bebida seja agradável ao paladar. Saiba mais.acidez do vinho

Porém é comum que muitas pessoas tenham dificuldade com ela, principalmente quando esta se destaca do todo. Para revertermos a imagem, às vezes, negativa que boa parte das pessoas têm, explicaremos aqui e em um próximo post a origem da acidez e sua relação com o vinho . Confira!

De onde vem a acidez do vinho?

A acidez do vinho tem origem na uva e na fermentação. Na uva vem pela soma dos vários ácidos que esta contém, porém há três considerados principais por terem uma concentração maior, são eles: o tartárico, o málico e o cítrico. Os que surgem no processo de fermentação são, por exemplo, o lático e o succínico.

A acidez e a maturação da uva

Para que a uva atinja sua maturação plena, ou seja, concentre açúcar suficiente de forma que o vinho adquira a graduação alcoólica ideal, com taninos macios e sem amargor e mantenha o frescor de uma acidez correta, ela precisa ficar exposta a uma quantidade mínima de sol e calor durante o período em que amadurece.

Ocorre que, em relação aos ácidos da uva, o excesso de calor pode ser um vilão. Quando submetidos a altas temperaturas começam a se degradar dentro do bago. Então, quanto mais horas sob muito calor, menos acidez terá o suco (mosto) que dará origem ao vinho. Esse excesso de calor e sol também leva a uva a concentrar mais açúcares e, consequentemente, poderá gerar um vinho com maior graduação alcoólica.

Já o clima mais frio, e a falta das horas necessárias de sol, mantém a acidez muito alta dentro da uva, o que pode não produzir a quantidade necessária de açúcares e nem proporcionar a maturação correta dos taninos.

Simplificando, podemos concluir que: vinhos de clima frio tendem a serem ácidos e vinhos de clima quente tendem a serem alcoólicos. Temos que levar em consideração também que há uvas com maior acidez natural que outras, como a sangiovese, a barbera, nebbiolo, cabernet sauvignon, malbec, sauvignon blanc e a arinto.

Pronto, agora você já sabe de onde vem a acidez do vinho e tem uma pista de quais vinhos escolher para senti-la no paladar ou não. E esse será o assunto da nossa próxima postagem sobre o tema. Fique ligado, em breve, mais conteúdo.

Fonte: Blog Sommelier Wine

Nenhum comentário: