terça-feira, 28 de outubro de 2014

Refrigerantes e envelhecimento celular: associações entre o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar e o comprimento dos telômeros em adultos saudáveis

O objetivo do estudo, publicado pelo American Journal of Public Health, foi testar se a manutenção do comprimento dos telômeros de leucócitos, que pode ser relacionada ao envelhecimento celular, proporciona uma ligação entre o consumo de bebidas adoçadas com açúcar e o risco de doenças cardiometabólicas.

Os telômeros são estruturas ribonucleoproteicas nas extremidades dos cromossomoslineares que servem para proteger os cromossomos de fusão por recombinação homóloga ou não-homóloga e instabilidade. Eles se encurtam a cada divisão celular mitótica. Para manter o comprimento telomérico, células com alta capacidade proliferativa expressam a telomerase. Mas, apesar disso, células humanas demonstram encurtamento telomérico com a idade e mutações nos genes que codificam componentes da telomerase causam encurtamento telomérico excessivo, que clinicamente se traduz em anemia aplástica, fibrose pulmonar idiopática, leucemia mieloide aguda, cirrose hepática ehiperplasia nodular regenerativa do fígado.

No presente trabalho, pesquisadores da Universidade da California, em São Francisco, examinaram em estudo transversal as associações entre o consumo de bebidas adoçadas com açúcar, refrigerante diet e sucos de frutas e o comprimento dos telômeros em uma amostra nacionalmente representativa de adultos saudáveis. A população do estudo incluiu 5.309 adultos norte-americanos, com idades entre 20 e 65 anos, sem histórico dediabetes ou de doença cardiovascular, a partir dos dados do National Health and Nutrition Examination Surveys, entre 1999 e 2002. O comprimento dos telômeros dos leucócitos foi determinado a partir de amostras de DNA. A dieta foi avaliada utilizando relatórios alimentares de 24 horas. As associações foram verificadas por meio de regressão linear multivariada para o desfecho transformação logarítmica do comprimento dos telômeros.

Após ajustes para as características sócio-demográficas e de saúde, os resultados mostram que o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar foi associado a telômeros mais curtos (b=-0,010; 95% intervalo de confiança [IC]=-0,020, -0,001; p=0,04). O consumo de 100% de sucos de frutas foi marginalmente associado a telômeros mais longos (b=0,016; IC 95%=-0,000, 0,033; p=0,05). Não foram observadas associações significativas entre o consumo de refrigerantes diet ou bebidas adoçadas não carbonatadas e o comprimento dos telômeros.

Concluiu-se que o consumo regular de refrigerantes adoçados com açúcar pode influenciar o desenvolvimento de doenças metabólicas através do envelhecimento celular acelerado.

Fonte: American Journal of Public Health, publicação online, de 16 de outubro de 2014 - NEWS.MED.BR, 2014.

Nenhum comentário: