quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O vinho e o metabolismo

Um estudo realizado por cientistas norte-americanos traz excelentes perspectivas para os amantes e consumidores de vinho.

Segundo a pesquisa, publicada no Journal of Nutritional Biochemistry, o consumo moderado de vinho talvez possa ajudar as pessoas com excesso de peso a diminuir a gordura do fígado, melhorando assim suas funções hepáticas.

Os autores do estudo sugerem que o ácido elágico, encontrado nas uvas tintas, pode ser um importante aliado no controle de distúrbios metabólicos, como a gordura no fígado.

Esse foi um estudo realizado com técnicas “in vitro”, ou seja, realizado somente em laboratório, sem testes em humanos.

Os cientistas expuseram células humanas a extratos de produtos químicos naturais encontrados em uvas viníferas, e concluíram que o ácido elágico é capaz de retardar, significativamente, o crescimento de células de gordura, além de aumentar o metabolismo de células do fígado.

Esse estudo foi realizado por meio de uma parceria entre a Universidade da Flórida e a Universidade de Nebraska, a partir de informações obtidas, anteriormente por um outro estudo, de 2013, realizado pela Universidade de Oregon, com a utilização de ratos.

Esse estudo anterior já havia constatado que ratos com sobrepeso, mesmo que expostos a dietas ricas em gordura, acumulavam menos gordura no fígado e tinham menores índices de gordura no sangue, quando consumiam extrato de Pinot Noir, em quantidade que equivaleria a 1 taça e meia de vinho diária para uma pessoa.

Obviamente, não se trata de um milagre, mas de um horizonte promissor, no campo da ciência. Segundo palavras de Neil Shay, bioquímico e biólogo da Universidade de Oregon, “se pudermos desenvolver uma estratégia alimentar que reduza o acúmulo de gordura no fígado, utilizando alimentos comuns como uvas, essa será uma boa notícia!”

É muito bom saber que a ciência vê o consumo moderado de vinho com bons olhos, e com boas perspectivas de novas descobertas de benefícios à saúde!

Mas é importante alertar que o consumo de vinho pode não ser indicado para todos. Em alguns casos, os riscos podem ser maiores que os benefícios. Na dúvida, sempre consulte seu médico!

Fonte: Tintosetantos

Nenhum comentário: