quarta-feira, 8 de abril de 2015

Alterações do sono, depressão, obesidade e sedentarismo podem explicar parcela significativa da fadiga na artrite reumatoide

Em artigo divulgado pelo periódico Arthritis Care and Research, realizado por Patricia Katz e colaboradores da Universidade da Califórnia, observou-se que a fadiga é uma grande preocupação para os indivíduos com artrite reumatoide (AR) e que fatores como distúrbios do sono, depressão, obesidade e sedentarismo podem contribuir muito para o aparecimento destesintoma.

A coorte estudada incluiu 158 pacientes que tiveram seus dados coletados durante uma única visita domiciliar. Todos os participantes tinham o diagnóstico médico de artrite reumatoide (AR). As avaliações foram feitas de acordo com o autorrelato de sono, depressão, atividade física, atividade da AR (dor), força muscular, limitações funcionais e composição corporal. Foram coletadas informações sobre demografia, medicamentos e tabagismo. O índice conhecido como The Fatigue Severity Index (FSI; média de fadiga nos últimos sete dias) foi usado como resultado primário.

A idade média foi de 59 anos e a média de duração da doença foi de 21 (±13) anos, sendo 85% dos participantes do sexo feminino. A média de classificação do FSI foi de 3,8.

Cerca de metade dos pacientes relataram qualidade do sono moderada, aproximadamente um quarto relatou sono de má qualidade. Além disso, pouco mais de 40% tinham pelo menos níveis moderados de sintomasdepressivos, enquanto mais de 50% eram obesos usando o índice de massa corporal (IMC) para avaliação. Mais da metade era fisicamente inativa.

Na análise multivariada, a atividade da doença, a falta de sono, a depressão e a obesidade autorreferidas foram independentemente associadas à fadiga. As análises de mediação indicaram que a atividade física teve uma associação indireta com a fadiga, mediada pela falta de sono, depressão e obesidade.

Este estudo transversal sugere que a fadiga pode não ser apenas um resultado da artrite reumatoide em atividade, mas pode resultar de uma constelação de fatores, incluindo a atividade da doença ou dor e também da inatividade física, da depressão, da obesidade e da falta de sono. Os resultados sugerem novos caminhos para intervenções para melhorar a fadiga em indivíduos com AR, como o aumento da atividade física, o tratamento da depressão ou da obesidade.

Fonte: Arthritis Care and Research, volume 67, número 3, de março de 2015 - NEWS.MED.BR, 2015.

Nenhum comentário: