quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Risco de desenvolver tumores malignos relacionados ao consumo de álcool aumenta mesmo com a ingestão de uma única dose de bebida alcoólica ao dia por mulheres

Para quantificar o risco de câncer em geral em todos os níveis de consumo de álcool entre homens e mulheres separadamente, com foco no consumo leve a moderado de álcool em pessoas que nunca fumaram, e avaliar a influência dos padrões de consumo sobre o risco de câncer em geral foram avaliados os dados de dois estudos prospectivos de coorte. Os participantes eram 88.084 mulheres e 47.881 homens participantes dos estudos Nurses’ Health Study (de 1980) e Health Professionals Follow-up Study (de 1986), seguidos até 2010.

Os principais resultados mostram 19.269 e 7.571 (excluindo cânceres não-avançados de próstata) casosincidentes de câncer documentados entre mulheres e homens, respectivamente, em mais de três milhões de pessoas-ano. Em comparação com os não-bebedores, pessoas com consumo leve ou moderado de álcool tiveram riscos relativos de câncer total de 1,02 e 1,04 para um consumo de álcool de 0,1-4,9 e 5-14,9 g/dia entre as mulheres, respectivamente. Os valores correspondentes para os homens foram 1,03; 1,05 e 1,06 para um consumo de álcool de 0,1-4,9; 5-14,9 e 15-29,9 g/dia, respectivamente. As associações para o consumo leve a moderado de álcool e o câncer total foram semelhantes entre os que sempre fumaram e os que nunca fumaram, embora o consumo de álcool acima dos níveis moderados (em particular ≥30 g/dia) foi mais fortemente associado ao risco de câncer total entre fumantes do que entre quem nunca fumou.

Para uma primeira definição de câncer relacionado ao consumo de álcool em homens, o risco não foi consideravelmente aumentado para consumidores de bebidas alcoólicas nos níveis leve e moderado nos que nunca fumaram. No entanto, para as mulheres, até mesmo um consumo de álcool de 5-14,9 g/dia foi associado a um risco aumentado de câncer relacionado ao álcool, impulsionado pelo risco de câncer de mama.

Fonte: BMJ, publicação online, de 18 de agosto de 2015 – News.med.br

Nenhum comentário: