terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ensaio de alta sensibilidade da troponina-T pode identificar pessoas em risco de desenvolver hipertensão arterial

A elevação da pressão arterial (PA) é muitas vezes precedida por anormalidades cardíacas estruturais, potencialmente permitindo a detecção precoce antes do início da hipertensão evidente.

A hipótese do presente trabalho, coordenado por Bill Mcevoy, do Johns Hopkins Hospital, em Baltimore, é de que o ensaio de alta sensibilidade da troponina-T (hs-cTNT), um biomarcador de lesão miocárdica subclínica, pode identificar as pessoas em risco de desenvolver hipertensão arterial.

Foram estudados 6.516 participantes do estudo ARIC, livres de hipertensão arterial e doença cardiovascular prevalentes no início do estudo (1990-1992). Usou-se modelos de Cox, que examinaram a associação das categorias dos níveis de hs-cTNT com o diagnóstico de hipertensão arterial incidente (definida pelo uso de medicamentos ou auto-relato anual após um tempo médio de 12 anos) e com hipertensão incidente após consulta médica (definida pelo uso de medicamentos, auto-relato ou medida da PA > 140x90mmHg durante 6 anos).

Concluiu-se que o nível de hs-cTNT no início do estudo está associado à hipertensão arterial incidente e ao risco de hipertrofia ventricular esquerda (HVE). Mais pesquisas são necessárias para determinar se os níveis de hs-cTNT podem identificar as pessoas que se beneficiariam de monitorização ambulatorial da pressão arterial(MAPA), estratégias de prevenção da hipertensão ligadas ao estilo de vida ou de uma intervenção precoce sobre a pressão arterial.

Fonte: Circulation, volume 131, número 1, de 2015 – News.med.br

Nenhum comentário: