quinta-feira, 28 de abril de 2011

Porto Ruby–Offley

vinho_128_200908031843415b41Causa e conseqüência da criação de uma das primeiras DOs da história (Chianti, 1716, Tokajy, 1734 e Douro, 1756, a primeira com regras específicas além da delimitação do território), o vinho do Porto deve seu sucesso comercial à sede dos ingleses pela bebida de Baco e à tendência dos mesmos a entrar em conflito com os franceses.
Impossibilitados pelos embargos, taxas e tributos impostos aos portos e produtos franceses e estimulados pelas facilidades alfandegárias concedidas a Portugal, a partir do final do século 17 os ingleses começaram a procurar alternativas de vinhos ao norte das terras lusitanas, findando por descobrir o encorpado e adstringente vinho do Douro.
A bebida, produzida no Alto Douro, tinha como único caminho até o (literalmente) porto o rio que dá nome à região, pelo qual era transportada em barcaças chamadas “Rabelos” até os armazéns criados e controlados por famílias inglesas diante da cidade do Porto.

O Ruby é um dos tipos mais baratos, é o vinho do Porto jovem, não safrado, originário de diferentes lotes de diferentes safras envelhecidos por 3 a 8 anos em variados tipos de armazenagem (tanques de cimento, aço, tonéis de madeira). O resultado é um vinho potente, muito frutado, de cor rubi-violácea.
O Ruby elaborado pela Offley segue os padrões de produção deste tipo de Porto, sendo vinificado separadamente no Douro e então transportado para as adegas de afinamento da Sogrape em Vila Nova de Gaia, onde o vinho envelhece cuidadosamente monitorado em tonéis de carvalho e então é loteado com vinhos de 2 a 5 anos de vida.

Dados Técnicos

Acidez Total: 4,2 g/L
P.H.: 3,51
Álcool: 19,5%
Açúcar Residual: 94,5 g/L
Corte: Predominantemente Touriga Francesa, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Tinta Barroca e Tinta Cão.

Onde Comprar: http://www.sabormagazzino.com.br/

Nenhum comentário: