quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aspirina parece reduzir as chances de desenvolver esôfago de Barrett, o principal fator de risco para câncer de esôfago, segundo pesquisa publicada no Clinical Gastroenterology and Hepatology

No esôfago de Barrett, o tecido que reveste o esôfago é substituído por um tecido semelhante ao revestimento do intestino. Esta condição é comumente encontrada em pessoas com refluxo ácido e afeta cerca de um por cento dos adultos norte-americanos.

Já existem evidências de que agentes quimiopreventivos, como anti-inflamatórios não-esteroidais, principalmente a aspirina, reduzem o risco deadenocarcinoma esofágico, mas pouco se sabe sobre seus efeitos sobre o esôfago de Barrett.

Para investigar tal associação, investigadores de Harvard compararam 434 pacientes com esôfago de Barrett a 434 pessoas semelhantes, sem o problema. Depois de controlar idade, sexo, uso de álcool e outros fatores, eles descobriram que aqueles que tomaram aspirina apresentaram um pouco menos da metade do risco de desenvolveresôfago de Barrett, em comparação com aqueles que não o fizeram. Os indivíduos que tomaram mais de 325 miligramas de aspirina por dia apresentaram menos risco do que aqueles que tomaram uma dose menor.

A aspirina inibe a produção de COX-2, uma enzima que produz inflamação e dor, e os autores acreditam que isto explique o efeito preventivo. Eles reconheceram que o estudo, que aparece na edição de julho do periódico Clinical Gastroenterology and Hepatology, pode ter sido influenciado por diferenças desconhecidas entre os dois grupos. E que novos estudos são necessários.

Este estudo ainda não recomenda que alguma pessoa comece a tomar aspirina para prevenir o esôfago de Barrett, disse o autor sênior, Dr. Chin Hur, professor assistente de medicina em Harvard. Há outras indicações para tomar aspirina, tais como benefícios preventivos para o câncer e para doenças cardíacas, assim como existem contraindicações ao uso desta medicação que precisam ser levados em conta.

Fonte: Clinical Gastroenterology and Hepatology, volume 10, de julho de 2012 

NEWS.MED.BR, 2012. Aspirina parece reduzir as chances de desenvolver esôfago de Barrett, o principal fator de risco para câncer de esôfago, segundo pesquisa publicada no Clinical Gastroenterology and Hepatology.

Nenhum comentário: