sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Médicos descobrem nova imunodeficiência adquirida que não é contagiosa

Pesquisadores identificaram uma doença misteriosa em pessoas na Ásia e nos Estados Unidos com sintomas semelhantes aos da Aids, mas sem que estejam infectadas com o HIV.

A doença deixou o sistema imune dos pacientes enfraquecido, o que os torna incapazes de combater os germes comuns como as pessoas saudáveis. Ainda não se sabe o que desencadeia a doença, mas ela não parece ser contagiosa.

Trata-se de um outro tipo de imunodeficiência adquirida que não é hereditária, ocorre em adultos e não se dissemina da maneira que a Aids faz, por meio de um vírus, segundo Sarah Browne, uma cientista americana do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Ela ajudou a conduzir o estudo com pesquisadores na Tailândia e em Taiwan, onde a maior parte dos casos foi encontrada desde 2004. O relatório está no periódico científico "New England Journal of Medicine".

"Isso é absolutamente fascinante. Eu vi provavelmente pelo menos três pacientes nos últimos dez anos que poderiam ter tido essa doença", disse Dennis Maki, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Wisconsin, em Madison.

A doença se desenvolve por volta dos 50 anos de idade, em média, mas não segue a árvore genealógica familiar, o que torna improvável que apenas genes sejam responsáveis, disse Browne. Alguns pacientes com a doença morreram de infecções, incluindo asiáticos que vivem nos EUA, mas não se sabe estimar quantas foram as vítimas.

O vírus que causa a Aids --o HIV-- destrói células T, os maiores defensores do sistema imunológico. A nova doença não afeta essas células, mas faz um tipo diferente de dano.

Browne estudou mais de 200 pessoas em Taiwan e na Tailândia e descobriu que a maioria dos pacientes com a doença passa a produzir auto-anticorpos que bloqueiam o interferon-gama, um sinal químico que ajuda livrar o copo de infecções.

O bloqueio desse sinal faz com que as pessoas fiquem vulneráveis a infecções por vírus, fungos e parasitas, mas especialmente micobactérias, um grupo de micróbios semelhantes aos da tuberculose, que pode causar danos graves nos pulmões.

Os pesquisadores estão chamando a nova moléstia de "síndrome da imunodeficiência de surgimento entre adultos", porque ela se desenvolve mais tarde e não se sabe o porquê ou como.

"Fundamentalmente, nós não sabemos o que está levando-os a a produzir esses anticorpos", disse Browne.

Como os antibióticos não são sempre eficazes, os médicos têm tentado várias abordagens, incluindo quimioterapia para ajudar a suprimir a produção de anticorpos.

A doença mostra uma certa melhora em alguns pacientes assim que as infecções são curadas, mas o defeito no sistema imune é provavelmente uma condição crônica, acreditam os pesquisadores.

O fato de que quase todos os pacientes até agora terem sido asiáticos ou asiáticos nascidos de pessoas que vivem em outros lugares sugere que fatores genéticos e algum componente ambiental, como uma infecção, podem desencadear a doença.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: