segunda-feira, 1 de outubro de 2012

10 dicas para melhorar o consumo de bateria no iOS 6 do iPhone, iPod ou iPad

Após a atualização de um novo sistema, a história se repete: uma parte dos usuários diz que o consumo de bateria no iPhone melhorou, enquanto outros reclamam que ela acaba muito mais rápido. Isso porque na transição de uma versão para outra, podem ficar resquícios de ajustes que alteram o funcionamento do sistema e fazem consumir mais.

Confira conosco algumas dicas para tentar resolver seu problema.

Todas as configurações aqui demonstradas devem ser feitas nos Ajustes do aparelho, que podem ser acessados através de seu ícone na tela dos aplicativos.

1. Redefinindo os Ajustes

Se você está achando que o novo iOS está gastando muito mais bateria que antes, o melhor a fazer é apagar todos os Ajustes anteriores e redefini-los do zero. Para isso, vá em Ajustes > Geral > Redefinir e toque em Redefinir Todos os Ajustes. Isso irá apagar algumas informações, como senhas de rede Wi-Fi ou configurações, mas nenhum aplicativo, contato, mensagens ou histórico será afetado. (Se você tem aparelho com jailbreak tethered, não deve fazer este procedimento).

2. Desabilitar os Serviços do Sistema (localização)

Alguns serviços de localização não são usados por grande parte dos usuários, mas mesmo assim consomem bateria. Você pode evitar isso desligando o que você não usa.

Vá em Ajustes > Privacidade > Serv. de Localização > Serviços do Sistema, e desabilite o que você não usa. Pode deixar a busca da rede celular para ajudar você a não perder o sinal da operadora.

3. Desabilite o Diagnóstico e Uso

Toda vez que algo acontece de errado no sistema (um aplicativo que fecha inesperadamente, por exemplo), um relatório é enviado automaticamente à Apple para que ela tenha consciência do problema e possa arrumar isso em futuras versões do iOS. Este feedback é muito importante, mas se você não quer que seu aparelho fique se conectando constantemente para enviar informações à Maçã, pode desligar esta opção em Ajustes > Geral > Sobre > Diagnóstico e Uso > Não Enviar.

4. Desligue o Bluetooth

Se você não usa nenhum acessório que utilize o Bluetooth, não há razão para mantê-lo ligado. Vá em Ajustes > Bluetooth e desligue-o.

5. Diminua o brilho da tela

Quanto mais forte o brilho da tela, mais energia da bateria é gasta. Por isso, tente se acostumar com um brilho baixo, alterando-o somente quando você realmente precisar. Vá em Ajustes > Brilho e Imagem de Fundo.

6. Reduza o tempo de bloqueio da tela

Quando você não mexe no aparelho, ele escurece a tela depois de um certo tempo, bloqueando-a para economizar energia. Você pode configurar para que este período seja de apenas um minuto, assim o aparelho não desperdiça bateria quando não está sendo usado. Configure isto em Ajustes > Geral > Bloqueio Automático.

7. Desligue a equalização de música

Nem todo mundo tem esta função ativada, mas ela gasta bateria quando usada. O aplicativo Música (antigo iPod) possui um Equalizador digital que melhora o som das músicas de acordo com a preferência do ouvinte. A função pode ser desabilitada em Ajustes > Música > Equalizador.

8. Desligue o 3G em locais com baixa recepção

Se você vive no interior do país ou em uma região cujo sinal 3G é fraco, desligue esta opção no seu aparelho, pois a busca constante por um sinal fraco faz o dispositivo consumir muita bateria.

Vá em Ajustes > Geral > Celular e desligue a opção Ativar 3G.

9. Desligue o push do Mail

Esta é só para quem realmente está com problemas de bateria, pois é uma funcionalidade interessante de se ter. Toda vez que você recebe um email, imediatamente o sistema avisa que ele chegou (se sua conta for compatível, como o IMAP do Gmail). Chamamos isso de push, que é uma notificação instantânea. Você pode desligar isso e fazer com que o sistema só busque novos emails em um certo período de tempo (de 15 em 15 minutos, por exemplo). Para modificar esta configuração, vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados.

10. Complete um ciclo de bateria

Também é aconselhável completar um ciclo inteiro da bateria pelo menos uma vez por mês, ou seja, deixar o aparelho descarregar completamente antes de recarregá-lo novamente. Isso ajuda a dar uma renovada na bateria e também aumenta a sua vida útil.

Em geral, estas são as dicas básicas para economizar um pouco a bateria do aparelho. O iOS 6 não deve apresentar um consumo de energia anormal se estas dicas forem seguidas, mas se mesmo assim você estiver enfrentando problemas neste sentido, talvez o melhor seja restaurar todo o sistema. Se fizer isso, não esqueça de preparar antes um belo backup de todos os seus dados, para não perder nada depois.

Fonte: Blog do Iphone

Nenhum comentário: