Por Sommelier Wine Lucas Cordeiro
Apreciar um vinho é sempre uma nova experiência. No copo ou na taça, o que importa é aproveitar ao máximo o momento. Contudo, o mundo do vinho é cercado por alguns detalhes que possibilitam extrair do vinho o que ele tem de melhor a oferecer e as taças são um deles.
Por mais que possa parecer um exagero, beber o vinho em uma taça e não em um copo comum faz diferença no que diz respeito a desfrutar de seus sabores e aromas. Mas, afinal, qual é diferença entre os dois recipientes?
Pesquisando em alguns dicionários, concluímos que podemos defini-los assim:
- Copo: pequeno vaso para beber, sem asa e de forma cilíndrica, ou alargando para as bordas.
- Taça: vaso para beber, pouco fundo, de boca um tanto larga e provido de pé (haste).
Vemos que o formato aparece como característica principal de diferenciação. As taças, tal qual as conhecemos hoje, tem o desenho próprio para potencializar as características dos vinhos.
Para entendermos isso, vamos dividi-la em quatro partes:
A base tem a simples função de servir de apoio ao conjunto. Já a haste é a parte onde devemos segurar a taça, assim evitamos o contato das mãos com o bojo para não aquecer o líquido (lembre-se da importância de beber o vinho na temperatura correta).
O bojo é mais largo para facilitar o contato da bebida com o ar, além de permitir que façamos o movimento giratório de aeração sem derramamentos, e a borda é mais afunilada para concentrar a dispersão dos aromas.
O ideal é que a taça seja sempre incolor, translúcida e de superfície lisa para não obstruir a observação da cor.
Por fim, cristal é o melhor material para a confecção das mesmas, pois é mais leve, tem excelente transparência e maior porosidade, o que contribui para o desprendimento das moléculas de aroma.
Como você pode ver, não é nenhum bicho de sete cabeças e funciona! Faça uma pequena experiência para comprovar. Sirva um pouco de um mesmo vinho em algumas taças e copos produzidos com materiais e formatos diferentes, em seguida deguste o vinho de cada um deles, observando as diferenças das sensações ao paladar e ao olfato. Com certeza você irá se surpreender!
Para ter em casa um conjunto básico e funcional para beber vinhos, sugiro os tipos abaixo:
Copo para água: Taça Strauss para Água - A Cristallerie Strauss está em Blumenau e, na intenção de ser a mais bem montada fábrica de produção de artigos de cristal, as peças são sopradas por artesãos. Desenvolveram várias linhas de cristais como essa taça utilizada para água.
Taça para vinho branco: Taça Strauss Chardonnay – Versátil, este formato longo permite o desenvolvimento olfativo dos grandes vinhos brancos do Velho e do Novo Mundo, criando um realce de fina harmonia. A dinâmica do vinho ao entrar na boca enfatiza o frescor e consequentemente o seu equilíbrio.
Taça para vinho do Porto e licores: Taça Strauss Vinho do Porto - O pequeno bojo desta taça visa evitar um domínio da pungência alcoólica dos vinhos fortificados no aroma, dando espaço para o desenvolvimento dos aromas amalgamados de frutas passas e secas, especiarias, madeira, notas balsâmicas e etéreas
Taça para vinho tinto: Taça Strauss Malbec - Taça com formato para engrandecer os aromas. Excelente também para os vinhos elaborados com mais potência, encorpados e que trazem características frutadas e amadeiradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário