Por Sommelière Wine Khátia Martins
Delicada e elegante são dois adjetivos mundialmente utilizados para definir a Pinot Noir. Natural da Borgonha, essa uva possui casca fina, poucos taninos e é difícil de ser cultivada devido ao clima que precisa ser moderadamente frio. Zonas quentes dificilmente são de seu agrado.
Somente alguns países obtiveram êxito no manejo dessa casta como a Nova Zelândia,Estados Unidos e há alguns poucos exemplares na África do Sul e no Chile.
Características dos vinhos da uva Pinot Noir
A Pinot Noir também elabora vinhos brancos, fazendo parte da composição do Champagne juntamente com a Pinot Meunier e a Chardonnay.
Como um clássico tinto da Borgonha, ela exibe aromas de cereja, framboesa, morangos, terra úmida e cogumelos, notas de couro e especiarias, quando maduro, e nuances de tosta, se for amadurecido em carvalho.
Quando cultivada em regiões quentes perde suas características sutis e passa a transmitir aromas exuberantes de fruta vermelha madura ou de geleia, deixando de lado a elegância.
Dicas de harmonização com os vinhos da Pinot Noir
Por ser um tinto leve, sua versatilidade possibilita a harmonização com carnes vermelhas de textura macia e pouca gordura, aves assadas ou ensopadas, vegetais cozidos, risotos, alguns peixes de sabor acentuado como atum e salmão e queijos de massa mole.
Pratos clássicos que acompanham um Pinot Noir são escargot à la bourguignonne e coq au vin. Outras combinações são: língua de boi ao vinho tinto, peito de pato em molho balsâmico, ensopado de galinha d´angola e cogumelos recheados.
No caso do Champagne, seja rosé ou branco, harmoniza com entradas frias, risoto de camarões e tartar de salmão fresco ou defumado.
Dicas de vinhos de Pinot Noir
Baron Philippe de Rothschild Cadet d´Oc Pinot Noir 2011: Este pinot noir apresenta deliciosas notas de frutas vermelhas, toque de cogumelos e especiarias que estão bem integrados aos taninos macios e redondos. Final de boca fresco e longo.
Maycas Reserva Pinot Noir 2011: Tinto de aroma a frutas vermelhas, com notas de especiarias, chocolate e cedro. Em boca é equilibrado, estruturado e fino com final persistente.
Champagne Montaudon Brut: É possível sentir as borbulhas delicadas encherem a boca com muito sabor e elegância. Com sabor seco, textura cremosa e refrescante, de ótima persistência.



Nenhum comentário:
Postar um comentário