sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

A videira mais antiga do mundo

Por Sommelier Wine Renato Pujol

A videira mais antiga do mundo teria mais de 400 anos, já imaginou?! Há rumores de que a antiga vinha estaria na Eslovênia e, apesar da idade avançada, seus cachos negros e aveludados dariam origem a  25 litros de vinho por ano. Contudo, essa é uma informação polêmica.

6-maribor-eslovenia

Pois a maioria das vinhas no mundo são plantadas com pé enxertado (quando a raiz da vitis americana é enxertada com o tronco da vitis vinífera europeia, uma solução para manter a sobrevivência das vinhas depois da praga da phylloxera, pulgão que devastou 80% dos vinhedos na Europa) e duram em média 70 a 80 anos.

Já as de pé franco (raiz e tronco da vitis vinífera europeia que não foram atacadas pela filoxera e que ainda existem em poucos lugares no mundo, como Chile e algumas regiões da Argentina, Portugal, Espanha e Turquia) conseguem chegar a uma média de 110 ou 120 anos, mas com uma produção muito pequena.

Considerando esses fatores, acho um pouco improvável que uma videira consiga chegar a esta idade. Mas há alguns produtores que elaboram seus vinhos com vinhas de 90 a 100 anos em média, isso é certeza.

Exemplo disso é a brasileira Érika Goulart, da Bodega Goulart, que tem um vinhedo da uva Malbec, na região de Lunlunta (Argentina), que data de 1915 e ainda produz uvas que geram vinhos espetaculares, como o Goulart Grand Vin Malbec Single Vineyard 2008.

Outros grandes vinhos elaborados com videiras antigas:

Salanques 2010 -  Tinto intenso, elaborado com uvas de vinhas antigas de uma região única que lhe agregam maior concentração de aromas e sabores. Encanta com seus aromas de frutas negras, notas de alcaçuz e tabaco com nuances de violeta e enche a boca com seu sabor marcante.

 

 

 

Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas 2010 - Privilegiada por estar na região demarcada do Douro, que possui clima e solo fantásticos, a Quinta do Crasto é uma das vinícolas mais tradicionais e importantes de Portugal. As notas de especiarias desse exemplar encantam o olfato e o paladar.

Nenhum comentário: