sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cinco dicas para acertar no brinde de Ano-Novo

Por Sommelière Wine Khátia Martins

garrafa-espumanteVirada de ano pede festa, alegria e muita comemoração. E quando o assunto é comemoração, o vinho não pode ficar de fora. Ainda mais o bom e festivo espumante que encanta a todos com suas borbulhas divertidas. Mas para aproveitar todo o potencial dessa bebida é importante ficar atento a alguns pontos. A começar pela escolha do rótulo, confira cinco dicas que tornarão o seu brinde de ano-novo ainda mais especial!

1 – Escolha o espumante pela doçura

As palavras brut, demi-sec e extra-dry que geralmente aparecem nos rótulos dos espumantes indicam a quantidade de açúcar existente em cada litro da bebida. O primeiro possui até 15 g de açúcar por litro. O extra-dry, geralmente mais seco, aceita de 12 g a 20 g de açúcar por litro. Já o demi-sec tem doçura bem intensa, com entre 33 g e 50 g de açúcar por litro.

2 – O tipo de espumante determina as melhores harmonizações

O mais versátil de todos os espumantes é, sem dúvida, o brut, que acompanha do coquetel (incluindo saladas, frituras e carnes leves) ao prato principal. Massas com frutos do mar, risoto de aspargos ou até mesmo queijos variados farão bonito ao lado deste espumante. O extra-dry vai bem com pratos mais ácidos ou gordurosos como ceviches, saladas, ostras e carnes leves com molhos cítricos. Para a sobremesa, prefira os demi-sec.

3 – Sirva na temperatura correta

Espumantes simples devem ser servidos entre 6°C e 8°C, enquanto os safrados, que possuem mais corpo e complexidade, precisam estar um pouquinho mais quente, entre 9°C e 12°C para mostrarem seus aromas e sabores. Na hora de gelar, esqueça o congelador. Prefira um balde de gelo com água para resfriar a bebida aos poucos, uniformemente.

4 – A taça certa garante aromas e borbulhas por mais tempo

Servir o espumante na taça tipo flûte, com corpo mais alongado e boca estreita não é frescura. O formato ajuda a conservar o pérlage (borbulhas) e a realçar os aromas. Para que a bebida não esquente rapidamente, segure pela haste.

5 – Não sacuda a garrafa antes de abrir

Uma garrafa de espumante tem mais gás acumulado do que um pneu de carro. Assim, balançar a garrafa e deixar metade do líquido se perder acaba sendo um enorme desperdício. A forma correta de abrir é segurar a garrafa em ângulo de 45°, retirar a gaiola (arame que protege o vedante) segurando a rolha com o polegar para evitar um deslocamento inesperado e só então girar vagarosamente a rolha.

Nenhum comentário: