sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

5 curiosidades sobre vinho branco

Por Sommelière Wine - Natália Pieta

Dos leves aos encorpados, de paladar seco aos deliciosamente doces, os vinhos brancos mostram toda a sua versatilidade e popularidade nesta época do ano. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre esses exemplares ideais para refrescar os dias de verão. Confira estas curiosidades!

Vinhos brancos

1) Produzido com uvas tintas?
Sim, também se produz vinho branco com uvas tintas. O pigmento está presente na casca da uva e o tempo em que o mosto permanece em contato com ela é que determina a intensidade da cor. No caso dos brancos não existe este contato. Um exemplo clássico são os espumantes produzidos com as tintas
pinot noir e pinot meunier.

2) A chardonnay é a uva branca mais famosa no mundo.
É a principal variedade da Bourgogne e tem papel fundamental na região de Champagne, na França. Seus vinhos geralmente são mais encorpados, podendo passar por estágio em barricas de carvalho. Seu sabor varia do mais delicado e mineral, em Chablis, na França, ao mais pronunciado na Califórnia, EUA.

3) Diversidade de estilos: secos, meio secos, doces e docíssimos.
Dependendo da uva e da região, as possibilidades entre os vinhos brancos são inúmeras, uma gama de opção para agradar os mais diversos paladares.

4) Alguns dos vinhos mais cobiçados do mundo são brancos.
A famosa vinícola francesa
Château d’Yquem, tem seus ricos, potentes e exuberantes sauternes entre os melhores vinhos doces do mundo. Os champagnes também são objeto de desejo de muitos apreciadores e vinícolas francesas como Louis Roederer e Krug se destacam com seus celebrados fermentados.

5) Algumas uvas brancas que você talvez não conheça:

- Furmint e Hárslevelu: utilizada na Hungria para a produção do nobre vinho doce Tokaji.

- Parellada , Macabeo e Xarel-lo: principais cepas utilizadas na produção do espumante espanhol, Cava.

- Loureiro: utilizada na produção dos vinhos verdes portugueses. Apesar do nome, são brancos, jovens, com bastante frescor e levemente frisante.

- Garganega: a italiana mais famosa do Vêneto.

Nenhum comentário: