quarta-feira, 21 de maio de 2014

Cada aumento de 10 mmHg na pressão arterial sistólica noturna aumenta em 25% o risco de eventos cardiovasculares

A hipertensão arterial noturna, e não a diurna ou a medida em consultórios médicos, pode prever risco de infarto do miocárdio e derrame, segundo meta-análise apresentada na American Society of Hypertension (ASH) 2014 Annual Scientific Meeting and Exposition.

Uma grande análise de mais de 13.000 pacientes revelou que apressão arterial medida em clínicas médicas não teve associação com o risco de desfechos cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral e infarto. Em contraste, a pressão arterial noturna foi associada a um risco de resultados clínicos adversos.

Para cada aumento de 10 mmHg na pressão arterial sistólica noturna, o risco de desfechos cardiovasculares foi aumentado em 25%, segundo alertam os pesquisadores.

A análise incluiu nove coortes da Europa, Brasil e Japão, de pacientes que tinham realizado a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) durante 24 horas. Com esses dados, os pesquisadores foram capazes de identificar informações específicas dos níveis de pressão arterial, durante o dia e durante a noite, de 13.843 pacientes incluídos na meta-análise. Os pacientes foram acompanhados por um período mínimo de um ano e as medições clínicas da pressão arterial também estavam disponíveis para todos os pacientes.

Todas as três medidas (diurnas, noturnas e feitas em consultório) foram colocadas no mesmo modelo estatístico para análise. Individualmente, cada aumento de 10 mmHg verificado nas avaliações realizadas napressão arterial durante a noite, durante o dia e nos consultórios médicos foi associado a um aumento de 25%, 20% e 11%, respectivamente, no risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral. No entanto, após o ajuste para múltiplas variáveis de confusão, como idade, sexo, diabetes, tabagismo e tratamento de toxicodependência, entre outros, apenas a medição da pressão arterial noturna foi preditiva de infarto e derrame.

Atualmente existem ensaios clínicos sendo realizados para tentar responder se o tratamento da hipertensão arterial noturna reduz o risco de eventos cardiovasculares, quando comparado ao tratamento feito para a hipertensão arterial diurna ou medida durante as consultas médicas, mas esta resposta ainda é desconhecida.

Fonte: American Society of Hypertension -NEWS.MED.BR, 2014.

Nenhum comentário: