quarta-feira, 21 de maio de 2014

Os sedimentos do vinho

Já se perguntou por que alguns vinhos apresentam sedimentos na garrafa e até mesmo na taça? Descubra o que são e como eles aparecem na bebida!

_DSC0196

Ao degustar um vinho, algumas vezes nos deparamos com novidades, seja um aroma diferente dos outros já sentidos, um sabor mais leve ou mais robusto e também algo bem visível, os sedimentos. Na hora bate aquela dúvida: Será que o vinho que comprei está estragado? Não soube armazenar de maneira ideal? E são essas dúvidas que pretendemos esclarecer hoje!

É importante termos em mente, que o vinho obedece a um ciclo natural, bem parecido com o nosso, ele nasce, cresce, atinge seu auge, envelhece e morre. Isso acontece porque as reações químicas ocorrem o tempo todo. Está aí um dos motivos que frisamos sobre o bom armazenamento dessas bebidas, pois podemos minimizar o tempo de seu declínio, não evitar.

A causa do aparecimento dos sólidos muitas vezes são fenômenos naturais: reações químicas constantes, crescimento do vinho ou mesmo da maturação e envelhecimento avançados. Os sedimentos que aparecem em algumas garrafas podem ter as seguintes causas:

• Cristais de tartarato (visualmente são cristais mesmo, no vinho tinto ficam roxos e nos brancos permanecem brancos e a textura lembra sal de cozinha): a uva tem um ácido natural principal chamado ácido tartárico e é a partir dele que a maioria dos laboratórios das vinícolas medem a acidez da bebida. Esse ácido pode se ligar ao potássio ou ao cálcio (que são transportados do solo para as uvas) e essas ligações originam, como o bitartarato de potássio e o tartarato neutro de cálcio respectivamente, que podem precipitar e aparecer na garrafa.

• Outro sedimento que pode aparecer no vinho é um depósito natural causado pela precipitação das antocianinas, que são os compostos que garantem a coloração dos vinhos e após unirem-se umas às outras, tornam-se pesadas e vão para o fundo da garrafa. Podem também se unir quimicamente aos taninos, formando moléculas grandes e estáveis que precipitam, ou mesmo podem aparecer nas laterais da garrafa, essas sedimentações das antocianinas ajudam a explicar porque os vinhos perdem cor à medida que ficam mais velhos.

Agora, quando encontrar algum sedimento na garrafa, não se apavore. É bom degustar o vinho primeiro para depois tirar as devidas conclusões, pois isso significa apenas que o vinho está passando pelo seu curso normal de envelhecimento, estabilização e maturação e, nos proporcionando novas experiências a cada garrafa.

Fonte: blog sommelierwine

Nenhum comentário: