quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Identificação de três biomarcadores na urina para detecção precoce do adenocarcinoma de pâncreas

Uma combinação de três proteínas encontradas em níveis elevados na urina pode detectar com precisão o câncer de pâncreas em estágio inicial. A descoberta pode conduzir a um exame não invasivo, de baixo custo, para rastrear pessoas em alto risco de desenvolver a doença.

Uma equipe do Barts Cancer Institute, Queen Mary University of London, mostrou que asproteínas LYVE-1, REG1A e TFF1, biomarcadores dosados na urina, podem identificar a forma mais comum de câncer de pâncreas em estágio inicial e distinguir entre este tumor e a pancreatite crônica.

O estudo, publicado na revista Clinical Cancer Research, analisou 488 amostras de urina de pacientes divididos em três grupos:

  • 192 com câncer de pâncreas
  • 92 pacientes com pancreatite crônica
  • 87 voluntários saudáveis.

Foram utilizadas mais de 117 amostras de pacientes com outras condições benignas e malignas do fígado e davesícula biliar para posterior validação.

Por volta de 1.500 proteínas foram encontradas nas amostras de urina, com aproximadamente metade sendo comum a ambos os voluntários de ambos os sexos. Destas, três proteínas - LYVE1, REG1A e TFF1 - foram selecionadas para exame mais detalhado.

Os doentes com câncer pancreático apresentaram níveis aumentados de cada uma das três proteínas quando comparados a amostras de urina de pacientes saudáveis, enquanto que os pacientes com pancreatite crônica tinham níveis significativamente mais baixos do que os doentes com câncer. Quando combinadas, as trêsproteínas podem detectar pacientes com câncer de pâncreas nos estágios I-II com mais de 90% de precisão.

A descoberta é muito importante, pois até o momento não há disponível um exame para diagnóstico precoce do câncer de pâncreas, sendo que a maioria dos pacientes com esta patologia só recebe diagnóstico quando otumor já se espalhou no organismo.

Fonte: Clinical Cancer Research, de 1° de agosto de 2015 – News.med.br

Nenhum comentário: