quinta-feira, 9 de julho de 2015

Tinea genital: uma nova entidade de doença sexualmente transmissível?

Um trabalho com publicação online pelo periódico Sexually Transmitted Infections investigou casos recentes de tinea genital em pessoas que viajaram para o Sudeste Asiático. As conclusões mostram que a atividade sexual deve ser considerada como um meio potencialmente importante de transmissão de Trichophyton interdigitale.

Pacientes com tinea na região genital, que surgiu após relação sexual ocorrida no Sudeste Asiático, foram submetidos a uma avaliação mais aprofundada, incluindo microscopia, culturas e análises de DNA.

A casuística incluiu sete pacientes. Em seis pacientes, o Trichophyton interdigitale (também conhecido comoTrichophyton mentagrophytes) foi detectado. Três pacientes sofriam de uma reação inflamatória do tecido mole e dois deles necessitaram de hospitalização devido à dor severa. Em quatro pacientes a cura com cicatrização foi observada. Cinco pacientes foram declarados incapacitados para o trabalho.

Concluiu-se que a atividade sexual deve ser considerada como um meio potencialmente importante, anteriormente subestimada, de transmissão de T. interdigitale. Para evitar alopecia cicatricial irreversível, o início imediato do tratamento antifúngico é essencial e o isolamento adequado e a identificação do agentepatogênico é obrigatória.

Fonte: Sexually Transmitted Infections, publicação online, de 12 de junho de 2015 – News.Med.br

Nenhum comentário: